Menu
Política & Poder

Novo ministro do STF toma posse hoje

Arquivo Geral

05/09/2007 0h00

O ministro Carlos Alberto Direito toma posse hoje, prescription às 15h, what is ed no Supremo Tribunal Federal (STF). Ele vai ocupar a vaga do ministro Sepúlveda Pertence, nurse que se aposentou.

Direito foi indicado para ocupar o cargo pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva na última semana. A indicação foi aprovada pela Comissão de Constituição e Justiça do Senado por 22 votos e uma abstenção.

Carlos Alberto Direito atuou como ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ) por 11 anos, depois de passar pelo Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro, como desembargador, entre 1988 e 1996.

A cerimônia de posse será no Plenário do STF, com a presença do presidente Lula. Foram convidadas cerca de 500 pessoas, entre elas os presidentes da Câmara e do Senado.

De acordo com informações da assessoria do Supremo Tribunal Federal, o ministro formou-se bacharel em Direito pela Pontifícia Universidade Católica (PUC) do Rio de Janeiro, em 1965, alcançando o título de doutorado em 1968.

Antes de alcançar a magistratura, advogou no Rio de Janeiro, onde também ocupou diversos cargos públicos. Direito foi chefe de gabinete na prefeitura, membro do Conselho da Sociedade Civil mantenedora da PUC-RJ, presidente da Fundação de Artes do Rio de Janeiro e membro do Conselho Estadual de Cultura do Estado.

Foi também presidente da Casa da Moeda do Brasil, secretário de Estado de Educação e presidente do Conselho Nacional de Direito Autoral, além de professor titular do Departamento de Ciências Jurídicas da PUC-RJ.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado