Menu
Política & Poder

Navio grego é o principal suspeito pelo derramamento de óleo no Nordeste, diz PF

Embarcação saiu da Venezuela e teria derramado o óleo entre os dias 28 e 29 de julho

Willian Matos

01/11/2019 11h02

Da redação
[email protected]

A Polícia Federal afirmou, nesta sexta-feira (1), que um navio grego é o principal suspeito pelo derramamento de óleo que contaminou mais de 250 praias do Nordeste. 

A embarcação atracou na Venezuela no dia 15 de julho, e lá ficou por três dias. Depois, o barco seguiu para Singapura, vindo a aportar na África do Sul. O derramamento teria acontecido durante esse translado, a 700 quilômetros da costa brasileira, entre os dias 28 e 29 de julho.

Ainda não há informações sobre quem abasteceu o barco na Venezuela. O óleo contamina as praias nordestinas há semanas e já atingiu 286 localidades em 98 municípios nos nove estados da região.

Investigações

A operação da Polícia Federal, deflagrada nesta sexta-feira (1), cumpre dois mandados de busca no Rio de Janeiro, em sedes de representantes e contatos da empresa grega responsável pelo navio. 

As investigações foram realizadas de forma integrada com Marinha, Ministério Público Federal, Ibama e as universidades Federal da Bahia (UFBA), de Brasília (UnB) e Universidade Estadual do Ceará (UEC). Uma empresa privada do ramo de geointeligência também auxiliou na operação.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado