Menu
Política & Poder

MPE concorda com uso de provas do Inquérito das Fake News em ação contra chapa de Bolsonaro no TSE

As investigações são relativas a supostas irregularidades na campanha de 2018 que teriam sido cometidas pela chapa composta pelo presidente Bolsonaro e o vice, Hamilton Mourão

Marcus Eduardo Pereira

09/06/2020 19h20

Foto: Agência Brasil

Um parecer favorável ao compartilhamento de provas do inquérito das Fake News, tocado no Supremo Tribunal Federal (STF), chegou ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) nesta terça-feira (9). As Ações de Investigação Judicial Eleitoral (AIJEs) foram movidas pelo PT no TSE.

As investigações são relativas a supostas irregularidades na campanha de 2018 que teriam sido cometidas pela chapa composta pelo presidente Bolsonaro e o vice, Hamilton Mourão.

“O Ministério Público Eleitoral manifesta-se pelo deferimento do pedido de compartilhamento de provas relativo ao Inquérito nº 4781/DF, e pelo indeferimento do requerimento de expedição de ofício à Comissão Parlamentar Mista de Inquérito no mesmo sentido”, escreveu o vice-procurador-geral eleitoral, Renato Brill de Góes.

Segundo despacho do relator do caso no STF, Alexandre de Moraes, informações de que os empresários investigados integrariam um grupo em que impulsionavam vídeos e materiais contendo ofensas e notícias falsas com o objetivo de desestabilizar as instituições democráticas e a independência dos poderes. Com base nessa informação, o vice-procurador geral eleitoral, deu o aval.

Na última sexat-feira (5), a defesa de Jair Bolsonaro enviou pedido ao TSE para que o inquérito responsável por investigar a divulgação e o financiamento das fake news, aberto pelo STF, não seja incluído no processo que analisará a cassação da chapa do mandatário do país e de Mourão (PRTB).

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado