Menu
Política & Poder

Morre Severino Cavalcanti, ex-presidente da Câmara dos Deputados

Aos 89 anos, Severino faleceu em Recife-PE. Causa da morte não foi divulgada

Redação Jornal de Brasília

15/07/2020 9h27

O ex-presidente da Câmara dos Deputados Severino Cavalcanti (PP-PE) morreu na manhã desta quarta-feira (15). De acordo com familiares, ele tinha problemas cardíacos. O político morreu enquanto dormia.

“Foi uma morte muito tranquila. Estava dormindo. Ele tinha problemas cardíacos, usava marcapasso e sentia dores nos ossos”, afirmou José Maurício Cavalcanti, um dos três filhos do político e que exerce o cargo de secretário-executivo da Casa Civil no governo Paulo Câmara (PSB).

No último dia 10, Severino recebeu familiares em casa para comemorar 64 anos de casamento. “Fomos para lá, todos de máscara e sem chegar muito perto. Ele estava bem”, diz o filho.

Aos 89 anos, Severino faleceu em Recife-PE. O enterro deve ocorrer ainda nesta quarta (15), em João Alfredo-PE, sua cidade natal.

Trajetória

Cavalcanti tem uma longa trajetória política por Pernambuco. Considerado um dos líderes do chamado baixo clero (grupo de deputados de pouca expressão), Severino foi prefeito de João Alfredo, deputado estadual sete vezes e federal por três mandatos. Deixou a vida parlamentar em 2005, quando era presidente da Câmara, em meio ao “mensalinho”.

O mensalinho é um processo de cassação registrado à época. Na ocasião, Severino foi acusado de cobrar R$ 10 mil ao dono de um restaurante que funcionava na Câmara em troca de garantir o funcionamento e a cessão do espaço.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado