Menu
Política & Poder

Moro afirma que decisão do STF tem de ser respeitada, mas sugere mudança

Ministro considera que “inexiste consenso” na decisão, uma vez que a votação foi acirrada (seis votos a cinco)

Willian Matos

18/11/2019 10h16

Moro

Brazil’s Justice Minister Sergio Moro attends the Brazil Investment Forum in Sao Paulo, Brazil October 10, 2019. REUTERS/Amanda Perobelli

Da redação
[email protected]

O ministro da Justiça e Segurança Pública, Sergio Moro, falou sobre a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) que derrubou a possibilidade de condenados em segunda instância serem presos. Moro diz que a decisão deve ser respeitada, mas sugere que o Congresso Nacional volte atrás na votação e retorne à prisão em segunda instância.

Para Moro, o fato de a votação ter sido apertada (seis votos a favor e cinco contra) já sinaliza que a determinação pode ser alterada. Ele considera que “inexiste consenso”. “Magistrados que compuseram a própria maioria vencedora, como o ministro Dias Toffoli, admitiram que o Congresso poderia alterar a legislação processual”, disse o ministro, em opinião publicada no Estadão na manhã desta segunda-feira (18).

Ainda de acordo com Moro, a decisão do STF “causou certa irresignação” contra pessoas que viam, na prisão em segunda instância, uma medida contra a criminalidade. O ministro acredita que prender condenados em segunda instância é vista como “essencial para os avanços anticorrupção” e “igualmente importante para reduzir a impunidade de toda espécie de crime, incluídos os de sangue.”

Para sugerir que a decisão seja repensada, o ministro se apoia em exemplo dos Estados Unidos ao citar o ano de 1857, quando a Suprema Corte norte-americana decidiu que escravos não poderiam tornar-se cidadãos americanos e que o Congresso não poderia proibir a escravidão em novos territórios. O Congresso, à época, revogou a decisão através de emendas à Constituição.

Moro conclui que o Poder Legislativo, agora, tem de exercer “protagonismo numa democracia” e repensar na decisão, tendo em mente a aspiração da sociedade e os direitos das vítimas.

Exigir a punição dos culpados não é vingança, mas, sim, império da lei. Reduzir a impunidade é essencial não só para justiça, mas também para prevenir novos crimes, aumentando os riscos de violação da lei penal. A prisão em segunda instância representa um alento para os que confiam que o devido processo não pode servir como instrumento para a impunidade e para o avanço do mundo do crime.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado