Menu
Política & Poder

‘Momento excepcional na nossa história’, diz Alcolumbre, sobre pandemia

O presidente do Congresso, senador Davi Alcolumbre (DEM-AP), fez há pouco uma série de elogios ao presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ)

Redação Jornal de Brasília

07/05/2020 17h13

Foto: Agência Brasil

O presidente do Congresso, senador Davi Alcolumbre (DEM-AP), fez há pouco uma série de elogios ao presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), pela promulgação da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) do “Orçamento de Guerra” e disse que a pandemia é “um momento excepcional na nossa história”.

“Congresso vem atuando de forma célere para tentar minimizar os efeitos da covid-19. Temos conseguido avançar na aprovação de medidas essenciais no enfrentamento”, disse Alcolumbre. “PEC promulgada é fundamental para não contaminar o Orçamento regular da União”, completou.

O Congresso promulgou em sessão solene nesta quinta-feira, 7, a proposta. O objetivo da PEC é separar do Orçamento-Geral da União os gastos emergenciais usados no enfrentamento da doença, sem as exigências aplicadas ao orçamento regular, como a “regra de ouro”.

Por esse mecanismo, previsto na Constituição, o governo não pode contrair dívidas para pagar despesas correntes, como salários. No entanto, no “orçamento de guerra”, essa regra não se aplicará

Estadão Conteúdo

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado