fbpx
Siga o Jornal de Brasília

Política & Poder

MDB escolhe Simone Tebet como candidata à presidência do Senado

Decisão foi antecipada durante reunião da bancada para filiação de dois novos senadores ao partido. Eduardo Braga desistiu em prol da colega

Avatar

Publicado

em

PUBLICIDADE

Hylda Cavalcanti
[email protected]

O MDB no Senado resolveu antecipar sua reunião da executiva e anunciou a senadora Simone Tebet (MS) como candidata à presidência da Casa. O anúncio foi feito após a filiação de Rose de Freitas (Podemos-ES) e Veneziano Vital do Rego (PSB-PB) ao partido. Com isso, a bancada emedebista sobe de 13 para 15 senadores.

De acordo com caciques da sigla, a filiação desdes dois parlamentares foi estratégica para angariar mais votos para o MDB na eleição. Ambos gozam da simpatia de colegas, possuem bom trânsito nas comissões técnicas e já foram do partido.

Desde dezembro, têm sido anunciados como prováveis nomes do MDB os senadores Eduardo Gomes (TO), Fernando Bezerra Coelho (PE), Eduardo Braga (PA) e Simone Tebet (MS), mas a favorita vinha sendo Simone. Bezerra Coelho foi o primeiro a descartar a possibilidade, depois Gomes.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Ontem, o senador Dário Berger (MDB-SC) comunicou que o líder da bancada, Eduardo Braga (AM), abriu mão de sua candidatura em nome da senadora. “Foi um gesto de extrema grandeza dele”, afirmou.

Disputará com Pacheco

Simone Tebet vai disputar o cargo com o senador Rodrigo Pacheco (DEM-MG), que tem o apoio do atual presidente da Casa, Davi Alcolumbre (DEM-AP), do presidente da República Jair Bolsonaro e de senadores do PT, DEM, Pros, Republicanos e PSC.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A senadora tem tudo para conquistar os votos das bancadas do PSDB e do Podemos, além de votos divergentes de vários parlamentares insatisfeitos com decisões dos seus partidos. O grupo independente intitulado “Muda, Senado” ainda não decidiu se lançará candidato e também conta com senadores que se movimentam pelo apoio a Simone.




Leia também


Publicidade
Publicidade
Publicidade