Menu
Política & Poder

‘Maia pode criticar moeda única; no futuro, valeria para toda AL’, diz Bolsonaro

Para o presidente, o Brasil tem mais a ganhar do que a perder com a união monetária

Lindauro Gomes

07/06/2019 13h19

Foto: Agência Brasil

O presidente Jair Bolsonaro respondeu nesta sexta-feira as críticas do presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), que lançou dúvidas sobre a proposta de moeda única entre Brasil e Argentina. Segundo Bolsonaro, Maia ou quem quer que seja pode criticar a ideia. 

Bolsonaro afirmou que a ideia de criar uma moeda única entre Brasil e Argentina, tratada pelo ministro da Economia, Paulo Guedes, em visita ao país vizinho na quinta-feira (6), poderia se estender a todos os países da América do Sul. Segundo Bolsonaro, ainda não há prazos para a implementação da medida.

Essa proposta existe desde 2011 e o ministro Paulo Guedes demonstrou-se interessado, juntamente com o governo da Argentina, em voltar a estudar a questão“, disse Bolsonaro, após participar de cerimônia de formatura de sargentos da Marinha, no Rio.

Questionado se a proposta valeria apenas para Brasil e Argentina, o presidente respondeu: “Uma família começa com duas pessoas. O que o ouvi o Paulo Guedes dizer é que gostaria que outros países se preocupassem com isso, quem sabe, fazendo uma moeda única aqui na América do Sul. Essa seria a ideia“.

O presidente aproveitou para dizer que se preocupa com a eventual volta da ex-presidente argentina Cristina Kirchner ao poder no país vizinho, mas evitou comentar se eventual eleição da chapa dela poderia ameaçar as negociações do acordo comercial entre Mercosul e União Europeia.

‘Não existe bem maior do que liberdade e democracia’ diz Bolsonaro no Rio

Em discurso durante cerimônia de cerimônia de formatura de sargentos da Marinha, no Rio, o presidente Jair Bolsonaro afirmou que “não existe bem maior para um povo do que sua liberdade e sua democracia” e defendeu a possibilidade de todos galgarem as funções almejadas.

“Retornamos há pouco da Argentina. Não existe bem maior para um povo do que a sua liberdade e a sua democracia. E a possibilidade de todos, de todos, galgarem a função, o cargo ou a função ao qual se propuseram e lutaram por ela. Todos são honrados no Brasil, sem exceção. O Brasil mudou e mudou para melhor”, disse Bolsonaro, em discurso de pouco menos de quatro minutos.

A cerimônia da formatura ocorre nesta sexta-feira, 7, no Centro de Instrução Almirante Alexandrino (CIAA) da Marinha, no Rio. Cerca de 2,5 mil militares se formaram no curso de habilitação para a promoção a sargento, na presença de parentes e amigos. Bolsonaro presidiu a cerimônia e chegou a entregar prêmios aos melhores colocados no curso.

 

Estadão Conteúdo

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado