Menu
Política & Poder

Maia acredita que sigilo sobre reforma da Previdência deve cair

Aline Rocha

22/04/2019 13h31

Foto: Agência Brasil

Rodrigo Maia, presidente da Câmara dos Deputados, considera que o sigilo determinado pelo governo sobre os estudos que embasam a reforma da Previdência deve cair assim que a Comissão Especial da Câmara iniciar a discussão do tema.

A previsão é que a comissão seja formada em 7 de maio. “Isso vai ter de estar aberto no dia da instalação da Comissão Especial. Esses dados precisam estar abertos, ou não não tem como começar a trabalhar”, avalia Maia.

Reportagem do jornal Folha de S.Paulo revelou, no domingo, que o Ministério da Economia decretou sigilo de pareceres técnicos que embasaram a PEC (Proposta de Emenda à Constituição) da Previdência, impedindo acesso aos argumentos e estatísticas que sustentam o texto em tramitação.

“Isso [determinação do sigilo] foi uma decisão de curto prazo, que não sei se foi a melhor, mas na Comissão Especial não tem jeito: a primeira audiência vai ser a discussão sobre o impacto de cada uma das propostas que está apresentada na PEC”, disse.

Rodrigo Maia acredita que a proposta da Previdência deve passar na CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) já na semana que vem.

Com a movimentação do governo, que se dá por meio de troca de cargos como forma de atrair apoio dos deputados para o projeto, Rodrigo Maia defende que as manobras sejam feitas por meio de agenda. Para Maia, o governo saiu já está atrasado na construção de uma agenda e, principalmente, de uma base na Câmara.

“Acho que toda negociação tem que tá baseada em princípios, baseada numa agenda. A partir dos princípios e da agenda pactuada, aí você pode discutir espaços ou não no governo. Esta questão de discutir espaço solto no governo é a pior fórmula possível”, explica.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado