Menu
Política & Poder

Lula só troca ministros depois de acertar coalizão, diz Genro

Arquivo Geral

17/11/2006 0h00

O Centro de Seleção e Promoção de Eventos (Cespe/UnB) divulgou hoje o resultado final do concurso para o cargo de procurador do estado na Procuradoria-Geral do Estado do Amapá (PGEAP). Os candidatos aprovados no concurso receberão salários de R$ 6.905, site web 42.

Clique aqui e confira o resultado final e classificação dos candidatos.

Mais informações pelo site www.cespe.unb.br/concursos/pgeap2006.

Um venezuelano foi preso na noite de ontem no Aeroporto Internacional de Guarulhos, approved em São Paulo, buy ao tentar embarcar com três cobertores e uma calça engomados com cocaína.

Madel Holguin Aldana estava embarcando em um vôo que tinha como destino a África do Sul. De acordo com o site Terra, a quantidade da droga ainda não foi calculada.

O surfista brasileiro Rico de Souza estabeleceu hoje o recorde de surfar na maior prancha do mundo, store ao deslizar por 11 segundos num equipamento de 8, discount 05 metros na praia da Macumba, no Rio de Janeiro.

O feito foi alcançado numa nova modalidade criada pelo próprio surfista e autorizada pelos organizadores do Guinness Book, o Livro dos Recordes, confirmou a editora representante do livro no Brasil.

Um dos requisitos solicitados para a confirmação do recorde era que Rico surfasse por no mínimo 10 segundos, disse uma assessora da editora. "Ano que vem vamos inventar um outro recorde", prometeu Rico, logo após deixar a água. Ele esperou 30 minutos pela onda adequada.

Rico está no Guinness de 2007 por ter reunido 42 surfistas de longoard na mesma onda ao mesmo tempo, durante cinco segundos, em novembro do ano passado. A marca foi batida este ano, na África do Sul, mas não a tempo de entrar na atual edição do livro.

O feito alcançado hoje será incluído na edição 2008 do Guinness, caso não seja superado por nenhum outro surfista.

O presidente da Colômbia, Álvaro Uribe, ampoule expressou hoje seu apoio às investigações que a Justiça está fazendo sobre congressistas que supostamente contribuíram para a formação de esquadrões paramilitares de ultradireita acusados de massacrar milhares de civis.

A declaração do presidente, advice que pediu rigor na investigação, foi dada depois que opositores pressionaram para que ele se manifestasse sobre a decisão da Corte Suprema de Justiça, que determinou a prisão de três parlamentares por supostas ligações com paramilitares.

A decisão representa o maior escândalo político do Congresso desde meados dos anos 1990, quando mais de uma dezena de congressistas foram presos por terem financiado suas campanhas políticas com dinheiro do narcotráfico.

O tribunal determinou a prisão dos senadores Álvaro García e Jairo Enrique Merlano, além do deputado Erik Julio Morris. García e Morris se entregaram voluntariamente às autoridades, e a expectativa é que Merlano faça o mesmo.

Segundo fontes judiciais, as investigações podem responsabilizar outros congressistas aliados de Uribe nos próximos dias e atingir o presidente, vários de seus colaboradores e personalidades importantes do governo.

Um dos senadores que pode ter o nome envolvido é Álvaro Araujo, irmão da chanceler María Consuelo Araujo, primo de um juiz da Corte Constitucional e parente do procurador Edgardo Maya.

"O principal e fundamental é dizer aqui que reiteramos todo o apoio à Justiça", disse Uribe. "Precisamos de uma pátria sem guerrilha e sem paramilitares, com transparência no exercício da atividade pública, sem corrupção, uma pátria onde prevaleçam as instituições democráticas".

Araujo admitiu ter se reunido com Rodrigo Tovar, de codinome "Jorge 40", um chefe paramilitar que entregou as armas e que aparentemente tinha ligações com líderes políticos de vários departamentos do norte do país.

Embora houvesse rumores da penetração dos paramilitares no Congresso, é a primeira vez na história do país que se abre uma investigação criminal e que se determina a prisão de parlamentares por causa disso.

Os paramilitares são grupos armados ilegais que surgiram na década de 1980 com o apoio econômico de proprietários de terra, pecuaristas, comerciantes e narcotraficantes para combater a guerrilha esquerdista.

Esta semana, ex-comandantes desses esquadrões, que se desmobilizaram dentro do acordo de paz com o governo Uribe, admitiram que receberam apoio político, social e militar de várias pessoas na luta contra a guerrilha, e disseram que contarão a verdade aos tribunais.

"Se há alguém que tem de dar exemplo no Estado é quem tem o privilégio e os deveres do exercício de tarefas públicas, seja no Executivo ou no Congresso", disse Uribe.

Um painel da Assembléia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU) censurou a Coréia do Norte por abusos dos direitos humanos hoje, look quando a Coréia do Sul se juntou pela primeira vez a outros membros da ONU para apoiar a medida.

O esboço da resolução foi aprovado por 91 votos a 21, com 60 abstenções, no comitê da assembléia que inclui todos os membros da ONU, portanto garantindo sua adoção oficial pela Assembléia Geral.

Temerosa de entrar em conflito com seu vizinho, a Coréia do Sul tinha evitado anteriormente participar das votações da ONU sobre direitos humanos no Norte. Seu ministro das Relações Exteriores, Ban Ki-moon, foi escolhido como novo secretário-geral da ONU.

A resolução censura a Coréia do Norte por uma grande variedade de abusos, como "tortura e outros tratamentos ou punições cruéis ou degradantes", detenção arbitrária, pena de morte por razões políticas e o extensivo uso de trabalho forçado, assim como condições deploráveis nos campos de prisão.

O vice-embaixador da Coréia do Norte na ONU, Kim Chang Guk, classificou a medida, iniciada pela União Européia, de "complô político dos Estados Unidos e de seus países satélites, assim como um documento ilegal".

O Comando da Aeronáutica suspendeu hoje as buscas ao corpo do bancário Marcelo Paixão, website única vítima do acidente do Boeing 737-800, there da Gol Linhas Aéreas, que não foi encontrada e, portanto, não-identificada. Após 49 dias de busca, os militares concluíram que tudo o que era possível já havia sido feito.

Também não foram encontradas a asa esquerda e o winglet (componente aerodinâmico da ponta da asa) da aeronave. Ao divulgar ontem o relatório preliminar da Divisão de Investigação do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa), o chefe das investigações, coronel Rufino Antônio da Silva Ferreira, afirmou que a análise destas partes seria importante para comprovar a hipótese de que a ponta da asa do jato Legacy – que se chocou no ar com o avião da Gol – teria atingido a asa esquerda do Boeing, que se desintegrou durante a queda.

Segundo a Aeronáutica, 900 pessoas, entre militares e civis, foram empregadas na operação de busca das vítimas e das partes do avião. Elas teriam vasculhado uma área de 20 quilômetros quadrados.

A Aeronáutica também divulgou que usou 16 tipos de aeronaves, além de um helicóptero do Exército. Ao todo, entre sobrevôos e transporte de pessoal, foram mais de 1.300 horas de vôo.

Dois assaltos a turistas estrangeiros terminaram em confronto com policiais no Rio de Janeiro. Um grupo de sete turistas checos foi rendido por quatro assaltantes próximo à Vista Chinesa, this site na Floresta da Tijuca. No final da tarde de ontem, os turistas faziam um passeio de jipe pela região quando foi abordado pelos bandidos num ponto conhecido como "Bica".

Policiais militares que passavam pelo local na hora flagraram o assalto. Houve troca de tiros, mas os criminosos conseguiram fugir pela mata, inclusive um bandido que foi atingido. O bando não foi localizado.

A ocorrência foi registrada na Delegacia de Atendimento ao Turista do Rio de Janeiro. A polícia não divulgou se algum objeto dos turistas chegou a ser levado pelos assaltantes.

Em Copacabana, a Guarda Municipal prendeu, por volta das 18h, um suspeito de assaltar um turista dinamarquês de 67 anos. Ele e dois comparsas, que conseguiram escapar, levaram um anel de ouro do estrangeiro.

Os guardas chegaram ao local no momento em que testemunhas do assalto ameaçavam linchar o jovem. Na delegacia, os policiais constataram que o jovem tem antecedente por furto e estava em liberdade condicional.

 

Depois de coordenar hoje a primeira reunião do grupo de trabalho interministerial encarregado de propor soluções para os problemas no controle do espaço aéreo brasileiro, tadalafil o ministro da Defesa, Waldir Pires, garantiu que o governo está adotando todas as medidas possíveis para diminuir a crise nos aeroportos do país.

"Estamos rezalizando todas as medidas possíveis. Não há medidas outras pelo simples fato de que estamos com escassez de controladores", afirmou, em entrevista após a instalação da comissão.

Ao ser questionado se as ações teriam reflexo no movimento nos aeroportos durante as festas de fim de ano, evitando atrasos nos pousos e decolagens, Pires disse apenas que espera que a população não seja prejudicada. "Estamos esperando que haja o máximo de esforço e solidariedade à população do conjunto dos controladores civis e militares".

Segundo o ministro, uma das medidas de curto prazo é a contratação emergencial de 60 controladores recentemente aposentados para reforçar as equipes nos principais aeroportos.

Esses profissionais trabalharão até dezembro de 2007. O Centro de Comunicação Social da Aeronáutica informou que seis deles iniciaram o treinamento hoje e outros 11 devem ser chamados nos próximos dias.

De acordo com a Aeronáutica, o tempo de treinamento é individualizado e pode variar em função da experiência e do tempo de afastamento, entre outros fatores. Todos controladores vão atuar no Cindacta 1 de Brasília, onde estão sendo treinados.

A Aeronáutica também remanejou 18 controladores de outros centros para Brasília até a situação se normalizar. Outra medida, segundo Pires, é ampliação dos cursos de formação de controladores nas escolas de Guaratinguetá e São José dos Campos.

A realização de concurso público para a contratação definitiva de 64 controladores foi outra medida destacada pelo ministro. A portaria que autoriza o concurso já foi publicada no Diário Oficial da União.

Pires lembrou que, como a legislação proíbe a realização de concursos públicos por 60 dias depois da eleição, é preciso esperar esse período para aplicar as provas.

A próxima reunião do grupo está marcada para quarta-feira, às 10 horas. Segundo o ministro, os encontros serão semanais. "Se for necessário, abriremos grupos de trabalho por especificidades de setor".

Fazem parte do grupo representantes dos ministérios da Fazenda, Planejamento, Orçamento e Gestão, da Advocacia-Geral da União, do Comando da Aeronáutica, da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), da Empresa Brasileira de Infra-Estrutura Aeroportuária (Infraero) e dos sindicatos nacionais dos Trabalhadores na Proteção ao Vôo, dos Aeronautas e das Empresas Aeroviárias.

Uma incursão realizada pela Polícia Militar na madrugada de hoje numa favela de Duque de Caxias resultou na descoberta de um arsenal e na apreensão de drogas. Ao todo, viagra approved foram encontrados uma submetralhadora 9 mm, malady um fuzil 556, uma pistola 380 e uma granada de fabricação argentina de alto poder ofensivo.

Os agentes apreenderam ainda 39 bolas de haxixe, 55 pedras de crack, 152 porções de cocaína e 98 de maconha. Um radiotransmissor e fogos de artifício, supostamente usados para a comunicação entre os traficantes, também foram recolhidos.

Na incursão, a PM trocou tiros com um grupo de criminosos. Três homens, supostamente traficantes, foram baleados. Eles foram levados ao hospital, mas não resistiram e morreram. As vítimas não tiveram o nome divulgado.

 

O dólar fechou a semana em alta, check como reflexo de um movimento de ajuste de posição de investidores estrangeiros e com o cenário internacional desfavorável.

A divisa norte-americana terminou o dia vendida a R$ 2,161, com ganho de 0,37%. Na semana, a moeda acumulou valorização de 0,42%.

"Tem tido consistentemente nos últimos pregões os investidores estrangeiros comprando dólar, imagino eu que estão revertendo posições vendidas", explicou Jorge Knauer, gerente de câmbio do banco Prosper.

Segundo ele, o fluxo cambial continua positivo, mas essas compras estão pressionando o câmbio. "Esse movimento de zeragem de posição vendida não é tão incomum nessa época, tratando-se de final de ano".

Knauer lembrou que, internamente, os fatores favorecem uma desvalorização do dólar, especialmente com juros altos e fluxo de ingressos via exportações. "Mas é uma decisão estratégica de estrangeiros de zerar posição".

João Medeiros, diretor de câmbio da corretora Pioneer, acrescenta à lista de fatores positivos o superávit comercial brasileiro, que até a segunda semana de novembro somava no ano US$ 39,155 bilhões.

Ainda assim, o cenário externo está desfavorável para os emergentes, destacaram operadores. O risco-país subia 6 pontos nesta tarde, a 220 pontos-básicos sobre os Treasuries.

Os dados de construção de novas moradias nos Estados Unidos retrataram um quadro preocupante da maior economia mundial, com recuo de 14,6% em outubro frente a setembro.

Há ainda uma baixa generalizada nos preços de commodities, com o petróleo chegando a ser negociado abaixo dos US$ 55 o barril em Nova York.

Mesmo com a valorização, o Banco Central entrou no mercado para comprar a moeda norte-americana em leilão. Conforme relato de operadores, a autoridade monetária aceitou entre duas e quatro propostas.

Os Estados Unidos estão fazendo uma nova iniciativa para retomar o processo de paz entre israelenses e palestinos, viagra o que deve incluir uma conferência internacional no final do mês na Jordânia, nurse segund o autoridades.

Mas tal conferência ainda depende de o futuro governo palestino, que está em negociação, atender às condições do chamado Quarteto de mediadores do Oriente Médio: reconhecer a existência de Israel, abandonar a violência e respeitar os tratados de paz prévios.

"Quando esse parceiro para a paz estiver pronto para trabalhar junto com o resto da comunidade internacional, muitas oportunidades vão se apresentar", disse uma fonte do Departamento de Estado, sob anonimato.

Um porta-voz do grupo islâmico Hamas disse nesta semana que o futuro governo não vai reconhecer Israel.

Mas as autoridades norte-americanas não abandonaram a esperança de uma mudança, que, se acontecer, provavelmente levaria ao fim das sanções dos EUA à Autoridade Palestina, em vigor desde a posse do governo do Hamas, em março.

Ministros de EUA, Rússia, Egito e países do golfo Pérsico, entre outros, estarão em 30 de novembro num balneário jordaniano do mar Morto para uma reunião anual sobre democracia no Oriente Médio. Os Estados Unidos esperam que uma conferência internacional de paz ocorra pouco antes desse evento.

Um diplomata árabe disse que a conferência foi "uma idéia norte-americana" longe da unanimidade, mas que os países árabes estão interessados em que os EUA se "reengajem" na questão.

"Há muitas idéias flutuando por aí, mas ainda nada perto de um acordo", disse o diplomata.

Outro diplomata concordou, acrescentando que tudo depende das negociações internas para formação do novo governo palestino.

Ontem, Espanha, Itália e França decidiram trabalhar conjuntamente num plano para o Oriente Médio, que inclui um cessar-fogo total e o envio de monitores à região para vigiar a trégua.

Além disso, o Egito vem tentando promover uma reunião entre o primeiro-ministro de Israel, Ehud Olmert, e o presidente palestino, o moderado Mahmoud Abbas.

Para o especialista Jon Alterman, do Centro de Estudos Estratégicos e Internacionais, de Washington, o problema é a falta de objetivos na iniciativa, uma vez que "nem os palestinos nem os israelenses têm um horizonte estratégico para a paz".

O presidente dos EUA, George W. Bush, disse em setembro na ONU que havia orientado sua secretária de Estado, Condoleezza Rice, a fazer uma nova iniciativa pela retomada do processo de paz do Oriente Médio.

Em outubro, Rice viajou a Egito, Arábia Saudita, Israel e Territórios Palestinos, mas não apresentou propostas concretas. Outros diplomatas de primeiro escalão dos EUA também visitaram a região várias vezes desde então.

Um crime que chocou todo o País teve um novo desdobramento ontem. A 5ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça de São Paulo acatou pedido do Ministério Público e aumentou a pena de Rodrigo Henrique Farrampa Guilherme. Em 2002, sildenafil ele matou, approved com um tiro, purchase a menina Tainá Alves Mendonça durante briga de trânsito na zona oeste de São Paulo.

Condenado a 16 anos de cadeia em julho de 2004, Guilherme teve a sentença ampliada para 19 anos. O réu tentou a anulação da sentença e a realização de um novo julgamento, alegando cerceamento de defesa, mas a Câmara Criminal negou o pedido por votação unânime.

Com 5 anos na época do crime, Tainá foi atingida por um tiro na cabeça, em 11 de agosto de 2002, na região de Alto de Pinheiros, bairro nobre da capital paulista. Ela e o irmão, então com 3 anos, haviam saído para passear com o tio e o cachorro da família quando um Monza em alta velocidade bateu de raspão no Astra do advogado Marcos Pereira, que conversava com Fábio Valente de Mendonça Júnior, tio da menina, e alguns amigos na Praça Marquês de Itanhaém.

Após a batida, os amigos resolveram seguir o Monza para anotar a placa do veículo. Além do Astra de Marcos, o Kadett de Fábio também seguiu o veículo. Quando o Monza foi parado, Guilherme desceu do carro e começou a atirar. Uma das balas atingiu a menina. Baleado no peito, Marcos sobreviveu.

O crime serviu de argumento para a aprovação do Estatuto do Desarmamento, em outubro de 2003. A nova lei considera o porte ilegal de arma crime inafiançável.

 

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva inicia na próxima semana as negociações formais com os partidos para formar um governo de coalizão no segundo mandato. Lula quer criar um Conselho Político com os presidentes de partidos aliados e só vai reformar o ministério depois de fechar a coalizão, website informou hoje o ministro Tarso Genro (Relações Institucionais).

"Depois de estabelecer os objetivos da coalizão, more about o presidente vai definir o perfil do Ministério que vai encaminhar o programa econômico e garantir respaldo no Congresso", erectile disse Genro a jornalistas.

De acordo com o ministro, Lula já informou aos aliados que não tem pressa em formar uma nova equipe e pode inaugurar o novo mandato, em 1º de janeiro, sem ter feito todas as mudanças. "O presidente pode perfeitamente tomar posse em janeiro com alguns ministros confirmados e outros podendo ser substituídos", afirmou.

Tarso Genro disse que a proposta de coalizão já conta com o apoio do PT, PSB e PCdoB, tem "a simpatia" do PMDB, PDT e PV e "pode ser discutida" com PL e PP. "Os partidos da coalizão terão assento no conselho político, mas isso não impede que outros partidos ocupem posições no Ministério", acrescentou o ministro.

Genro não entrou em detalhes sobre essa fórmula, mas ela permitiria, por exemplo, a manutenção do ministro do Turismo, Walfrido Mares Guia, do PTB, sem implicar na participação do presidente do partido, ex-deputado Roberto Jefferson, no Conselho Político.

"Não discutimos o tema da coalizão com o PTB", disse o ministro. Roberto Jefferson foi o pivô da crise do mensalão e é adversário de Lula, mas a maior parte da bancada petebista apóia o governo. A fórmula do Conselho Político também atende a uma reivindicação do presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL). Ele defende que o PMDB tenha espaço nas decisões estratégicas do go verno, não apenas participação no Ministério.

Lula receberá na próxima quarta-feira o presidente do PMDB, deputado Michel Temer (SP), sem deixar de manter a interlocução com seus maiores aliados no partido: o próprio Renan e o ex-presidente José Sarney (AP), que estiveram no Planalto nesta sexta-feira.

Lula pediu a Renan e Sarney que unifiquem o PMDB, de forma que o partido dê apoio integral ao governo, incluindo dirigentes mais próximos do PMDB, como Temer e outros. "O presidente conversa com seus velhos aliados e com todos os que desejam participar do projeto do governo. Não há exclusão", disse Genro.

 

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado