Menu
Política & Poder

Lula inaugura primeira agência da Previdência exclusiva para perícias médicas em São Paulo

Arquivo Geral

14/12/2007 0h00

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o ministro da Previdência Social, mind Luiz Marinho, drug inauguraram na tarde de hoje a primeira Agência da Previdência Social Especializada em Benefícios por Incapacidade de São Paulo. A agência começa a funcionar na próxima segunda-feira, purchase a partir das 7h da manhã, na Praça Nina Rodrigues, no bairro do Cambuci, e é exclusiva para perícias médicas obrigatórias solicitadas em casos de aposentadoria por invalidez, auxílio-doença e auxílio acidente.

A nova agência, a sétima a ser inaugurada em todo o Brasil e a maior delas, foi criada para desconcentrar o serviço das outras agências e diminuir o tempo de espera no agendamento das perícias, que ainda vão continuar a ser realizadas nos demais postos do INSS de todo o estado pelo telefone 135 ou pelo endereço na internet www.previdencia.gov.br. O investimento do governo na agência foi de R$ 2,288 milhões.

Para garantir a segurança dos médicos peritos, a nova agência é dotada de vários equipamentos de segurança com rota de fuga, alarme nas salas de perícia e portas detectoras de metais.

Nos primeiros meses serão realizadas 540 perícias por dia por 35 peritos médicos, em 15 consultórios médicos. Quando a capacidade total estiver instalada, a agência contará com 38 salas de perícia, 72 médicos peritos e 84 servidores administrativos para atender cerca de 1.800 pessoas por dia.

Segundo o ministro da Previdência, Luiz Marinho, a nova agência vai ajudar a reduzir as filas nos demais postos do INSS. “Estamos agregando à atual capacidade de atendimento do INSS mais 40 mil vagas por mês a partir dessa agência. Significa então que nós não só vamos buscar prestar um serviço de qualidade de forma especializada e dirigida para o benefício por incapacidade, assim como estaremos tirando toda essa demanda que está espalhada nas demais agências”.

De acordo com o ministro, a expectativa é de reduzir a média de espera do atendimento da perícia na cidade de São Paulo – a maior do país – que, atualmente, está em torno de 30 dias, maior que a média nacional, que são 10 dias.

O estado de São Paulo concentra 30% da demanda de perícia médica de todo o Brasil. Hoje, são atendidos na capital paulista cerca de 712 mil segurados por mês, sendo 80 mil só para o caso de perícia médica.

O governo pretende inaugurar, até 2008, nos estados do Rio de Janeiro, de Minas Gerais e do Espírito Santo outras cinco agências da Previdência Especializada em Benefícios por Incapacidade.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado