Menu
Política & Poder

Lula, Cristina e Chávez farão <i>minicúpula</i> em Buenos Aires

Arquivo Geral

31/07/2008 0h00

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva e os chefes de Estado de Argentina, ask Cristina Fernández de Kirchner, cheap e da Venezuela, viagra Hugo Chávez, devem realizar segunda-feira uma “minicúpula” em Buenos Aires para abordar a integração regional.


O encontro de três lados, segundo fontes diplomáticas consultadas pela Agência Efe, foi estipulado pelos líderes durante a última Cúpula do Mercosul, realizada em Tucumán, na Argentina, no início de julho.


A reunião ocorrerá depois das posições divergentes de Argentina e Brasil sobre a abertura de mercados industriais nas fracassadas negociações na Organização Mundial do Comércio (OMC), das quais a Venezuela também participou.


Fontes diplomáticas informaram à Efe que os líderes terão “uma agenda aberta”.


Devem ser analisados vários temas, como a cooperação em energia e produção de alimentos, a troca comercial, a integração produtiva, os investimentos entre os três países e o desenvolvimento do Mercosul, que ficou em suspenso depois do fracasso na OMC, segundo analistas.


Fontes oficiais brasileiras disseram hoje que Lula deseja que “se assente o pó” da Rodada de Doha e se reforce o processo de integração do Mercosul.


“As divergências que existiram são naturais” e se deveram a “circunstâncias e políticas de cada um dos países”, que não interferem no processo de integração, disse em entrevista coletiva o porta-voz do presidente, Marcelo Baumbach.


Lula chega a Buenos Aires no domingo e, nessa mesma noite, jantará com Cristina e seu marido, o ex-presidente Néstor Kirchner, na sede da Embaixada do Brasil na Argentina.


Na segunda-feira, os dois líderes terão um encontro do qual participarão centenas de empresários dos dois países e ao meio-dia terão um almoço com executivos e funcionários oferecido pela presidente argentina.


Antes de voltar ao Brasil, Lula participará da inauguração de um espaço de arte na sede da embaixada brasileira e da “minicúpula” com Cristina e Chávez, que chegará ao país no fim de segunda-feira.


 

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado