Menu
Política & Poder

Justiça aceita denúncia contra Temer no inquérito dos portos

Aline Rocha

30/04/2019 17h57

Temer

Foto: Agência Brasil

Da Redação
[email protected]

A Justiça Federal aceitou denúncia ratificada pela Força-Tarefa Greenfield, contra o ex-presidente Michel Temer. A denúncia foi aceita nesta segunda-feira (29), e a ação se refere ao inquérito dos portos, tornando o ex-presidente e outros cinco investigados, incluindo o coronel Lima e Rodrigo Rocha Loures, réus.

A acusação aponta irregularidades ao aprovar o Decreto 9.427/2017, que favoreceu empresas do setor portuário supostamente responsáveis pelo acerto de propina a Temer. Segundo as investigações, R$32,6 milhões teriam sido movimentados de forma ilegal.

A denúncia foi recebida pelo juiz federal Marcus Vinícius Reis Bastos. A FT Greenfield afirma que as tratativas relacionadas à aprovação do Decreto 9427 teriam iniciado ainda em 2013. No entanto, as negociações ganharam mais agilidade quando Michel Temer assumiu a Presidência da República. Segundo a Força-Tarefa, há também registros da atuação de Temer em negociações ligadas ao setor portuário desde 1998.

Pedidos de Prisão

A FT Greenfield solicitou, um dia após o envio da ratificação da denúncia, a prisão preventiva de Michel Temer, coronel Lima e Carlos Alberto Costa. O pedido, no entanto, foi indeferido pela Justiça na tarde de ontem (29). Os procuradores irão analisar a decisão e estudam recorrer. Ao solicitar as prisões, a FT Greenfield argumentou a necessidade de resguardar a integridade das investigações e da instrução criminal, bem como as ordens econômica e pública.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado