Menu
Política & Poder

Joe Valle não apoiará reeleição de Rodrigo Rollemberg

Arquivo Geral

26/08/2018 15h12

Foto: Toninho Tavares/Agência Brasília

Francisco Dutra
[email protected]

O presidente da Câmara Legislativa, Joe Valle (PDT), não vai apoiar nenhum dos candidatos ao Governo do Distrito Federal (GDF) nesta eleição. O parlamentar decidiu adotar uma postura de independência no voto para o Palácio do Buriti, pelo menos a princípio. Sem o projeto de disputar qualquer cargo nestas urnas, irá focar esforços em ajudar nas campanhas dos correligionários do PDT para as cadeiras de deputado distrital e federal.

Em troca do apoio na campanha de Ciro Gomes (PDT) para o Palácio do Planalto, o diretório regional do Partido Democrático Trabalhista caminha ao lado do governador Rodrigo Rollemberg (PSB) na tentativa de reeleição para o GDF. Contudo, a militância e diversas lideranças da agremiação não seguem os mesmos passos. Neste tabuleiro, Valle quer ser independente. “No momento, sim. Vou trabalhar na campanha do Ciro. E dos candidatos do PDT. Temos bons nomes”, afirma o presidente da Câmara Distrital.

Valle chegou a lançar uma pré-candidatura para o Buriti, em março deste ano. Mas desistiu. Por meses tentou, também sem sucesso, construir uma aliança inusitada com o senador Cristovam Buarque (PPS) e Jofran Frejat (PR). De fato, apesar de ter assumido uma super versão da Secretaria do Trabalho e do Desenvolvimento Social, Valle nunca teve uma boa relação com Rollemberg, e vice-versa. Mesmo assim, o apoio na campanha de rua, no boca a boca, é fundamental nesta eleição para o GDF. Existe um mar de indecisos e nenhum dos concorrentes está na zona de conforto.

Por outro lado, Valle ainda avalia qual postura irá tomar com relação aos candidatos na disputa pelo Senado Federal. Além de conduzir o Legislativo de Brasília, o parlamentar é uma referência regional no campo do agronegócio, do setor produtivo e também nos grupos ligados ao controle social.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado