Menu
Política & Poder

Janot pede licença da OAB e para de advogar

O pedido de Janot, que foi protocolado na sede da OAB-DF, vai ser analisado pela Comissão de Seleção

Aline Rocha

09/10/2019 17h06

Da Redação
[email protected]

Nesta quarta-feira (9), o ex-procurador-geral da República, Rodrigo Janot, pediu licença da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). O pedido de Janot, que foi protocolado na sede da OAB-DF, vai ser analisado pela Comissão de Seleção.

Alegando intenção de “evitar constrangimentos”, o ex-procurador-geral Rodrigo Janot comunicou seu afastamento da advocacia. Ele pediu a suspensão de sua matrícula de advogado até 5 de novembro, quando será ouvido no Tribunal de Ética e Disciplina da OAB/Distrito Federal, onde mantém a inscrição para o exercício da profissão.

Sob intensa pressão de políticos e até de antigos aliados desde que admitiu publicamente ter planejado o assassinato do ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), em 2017, Janot achou melhor se afastar da advocacia – atividade que assumiu logo após se aposentar da carreira de procurador do Ministério Público Federal.

Na última semana o senador Renan Calheiros e o ex-presidente da OAB-DF e governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, entraram com pedidos de suspensão e cassação da carteira de advogado do ex-PGR. 

A decisão de Janot é consequência de afirmação feita em entrevista que dizia ter ido havia afirmado armado ao Supremo Tribunal Federal (STF) com a intenção de matar o ministro Gilmar Mendes e atentar contra a própria vida em seguida.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado