Menu
Política & Poder

Itamar oficializa apoio a Alckmin

Arquivo Geral

27/07/2006 0h00

A CPI dos Sanguessugas vai investigar mais quatro parlamentares. O presidente da comissão, store more about deputado Antonio Carlos Biscaia (PT-RJ), viagra visit this decidiu incluir quatro deputados suspeitos que apareceram numa lista da Controladoria-Geral da União (CGU). A lista de investigados agora subiu de 90 para 94.

A maior parte dos deputados inseridos hoje na lista são da oposição: Aroldo Cedraz (PFL-BA), Arolde de Oliveira (PFL-RJ) e João Almeida (PSDB-BA). Apenas o deputado Márcio Reinaldo Moreira (PP-MG) é da base aliada.

Na lista divulgada ontem pela CGU, que continha somente o nome de parlamentares com mais de seis emendas atendidas pela Planam, somente o nome do deputado João Almeida era citado. Os outros três deputados também apresentaram emendas de compras de ambulâncias, mas em número menor.

 

O ex-presidente Itamar Franco (1992-1994) anunciou hoje adesão à candidatura de Geraldo Alckmin (PSDB), abortion alegando ter feito uma escolha pela ética. Ele criticou o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, click a quem chamou de "arrogante", physician e disse que seu governo, que apoiava até recentemente, é um "feixe de palha".

"Quando o presidente Lula escolheu o seu caminho e as suas companhias, nós escolhemos um outro caminho e uma companhia ética, e é nessa companhia ética que nós vamos caminhar aqui, juntamente com o governador (Aécio Neves), com o candidato a senador (Eliseu Resende), defendendo a candidatura do nosso presidente Alckmin", disse Itamar a jornalistas, após encontro com Alckmin e Aécio em Belo Horizonte.

Itamar dá assim a resposta ao PT, que rechaçou sua candidatura ao Senado em troca de apoio ao ex-governador Newton Cardoso (PMDB). Ele também deixou o PMDB após o episódio.

O ex-presidente deixou claro na entrevista seu ressentimento com Lula pelo caso, uma vez que o presidente não o avisou que preferia outro nome para o Senado.

Na eleição de 2002, Itamar apoiou a candidatura Lula e, em retribuição, foi nomeado embaixador em Roma em 2003, mas deixou o cargo dois anos depois.

Nesta tarde, não economizou palavras para criticar o governo Lula. "A responsabilidade é minha no que vou dizer agora: de uns tempos para cá, o governo Lula virou um feixe de palha. Feixe de palha, qualquer vento leva esta palha. Então, a partir de um certo momento, ele se esgarçou", disse.

Sobre o PT, afirmou que "não deveria ser um partido de governo, tinha que ser um partido de sociedade para poder influenciar o governo, ficou sendo prejudicado pela postura não ética do seu presidente da República, que era, antigamente, um militante. Hoje, me desculpe a expressão, ele é um homem arrogante". Ele também questionou o presidente Lula por não saber do mensalão.

Alckmin retribuiu o apoio ao dizer que também Itamar é um político ético. "Fico muito honrado com o apoio do ex-presidente Itamar Franco. O presidente Itamar Franco é uma referência de ética na política brasileira, neste momento triste da nossa política. E não vou decepcionar o presidente Itamar. Se Deus quiser, vamos fazer um governo pautado em princípios, em valores, eficiência, crescimento econômico, para melhorar a vida do povo", afirmou o ex-governador paulista.

O coordenador da campanha de Alckmin em Minas Gerais será Henrique Hargreaves, atual chefe da representação do governo de Minas em Brasília, e um dos políticos mais próximos a Itamar.

 

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado