Menu
Política & Poder

Impeachment de Witzel é votado nesta quarta (23)

Sessão começa às 15h e deve se arrastar até a noite. Antes da votação, governador afastado fará pronunciamento

Redação Jornal de Brasília

23/09/2020 8h54

A Assembleia Legislativa do Rio (Alerj) vota nesta quarta-feira o impeachment do governador afastado Wilson Witzel. A sessão começa às 15h e deve se arrastar pelo restante do dia. Antes, Witzel fará pronunciamento.

Serão 70 deputados votando. Se 47 deles (dois terços) forem favoráveis ao impeachment, a denúncia será enviada ao Tribunal de Justiça do Rio (TJ) para a formação de uma comissão mista de julgamento. A partir daí, a comissão tem 180 dias para dar a palavra final sobre a cassação ou não de Witzel.

Para o cientista político Maurício Santoro, da Uerj, o discurso de Witzel deve mirar um futuro político hoje improvável. Ele lembra, porém, casos como o do ex-presidente Fernando Collor, cassado em 1992, que voltou à política como senador em 2006.

“É raro você ter no Brasil uma carreira política encerrada por escândalo. Ele deve encarnar o papel do homem comum derrubado por mexer com interesses. Passados alguns anos, pode pleitear uma vaga no Legislativo, por exemplo”, afirma. Com informações do jornal Extra.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado