Menu
Política & Poder

Ibaneis quer dividir Secretaria de Saúde do DF em duas

Arquivo Geral

30/10/2018 22h50

Foto: Rayra Paiva Franco/Jornal de Brasília.

Francisco Dutra
[email protected]

O governador eleito do Distrito Federal Ibaneis Rocha (MDB) adiou a indicação do secretário de Saúde prevista prevista para terça-feira (30). O advogado busca um nome de consenso para a Saúde com interlocução com todas as categorias, mas sem sindicalizar a pasta. Ibaneis quer, inclusive, dividir a secretaria em duas.

No campo da Saúde, Ibaneis pretendia anunciar o nome do futuro secretário na noite de terça-feira. Contudo não houve consenso na reunião com Jofran Frejat (PR), o deputado distrital eleito Jorge Vianna (Podemos) e representantes sindicais. Ibaneis não quer sindicalizar a pasta e quer um nome de amplo consenso.

De fato, o futuro governador quer dividir a secretaria em duas. Uma específica para a Atenção Primária, que contempla o Saúde da Família, Postos de Saúde e Unidades Básicas. Outra pasta ficaria com as ações de média e alta complexidade como hospitais e UPAs. Ibaneis espera fazer uma nova reunião com Frejat, Jorge Vianna e sindicalistas na próxima segunda-feira (5).

Ibaneis quer desmembrar diversas secretarias. A ideia do governador eleito é ter pastas focadas e enxutas. Nas quais possa delegar missões e cobrar resultados diretamente do gestor responsável.

Segurança

Ibaneis espera conversar com Bolsonaro na próxima semana, quando o presidente eleito viaja do Rio de Janeiro para Brasília para conversar com o atual presidente Michel Temer (MDB). Ibaneis quer escolher um nome com a bênção de Bolsonaro. A princípio, em conversas com aliados Ibaneis mostrou simpatia com a ideia de ter no governo o ex-candidato e antagonista de urnas pelo GDF general Paulo Chagas (PRP).

Núcleos de transição

Ibaneis decidiu montar núcleos temáticos para a transição. Em alguns casos, nomes que se destacarem dentro dos grupos poderão ser indicados para o cargo de secretário. Um modelo no estilo dos livros e filmes “Jogos Vorazes”. Por enquanto, o governo já tem certo a criação de núcleos para Estatais, Saúde, Educação, Segurança e Transporte. Outros núcleos poderão ser criados.

O núcleo de Estatais será coordenado pela advogada e conselheira da OAB/DF, Denise Fonseca. Personagem técnica, ela tem 20 anos de trabalho na Emater. O núcleo cuidará das empresas públicas e sociedades de economia mista.

Na próxima segunda-feira, o governador eleito receberá das mãos do senador Cristovam Buarque (PPS) um projeto chamado como Escola Ideal. Também no campo da Educação, antes da corrida eleitoral, Ibaneis ouviu o ex-secretário de Educação, do antigo governo Arruda, José Valente.

No núcleo de mobilidade, o emedebista pretende contar com os conselhos do especialista internacional Renato Eli. A trabalho da equipe de transição será feito no Centro Internacional de Convenções (CICB).

Transporte

Na noite de terça-feira, Ibaneis participou de uma reunião com o ministro das Cidades, Alexandre Baldy. O governador quer mais recursos para construir um novo ramal do Metrô e comprar trens novos para o sistema. Segundo a equipe do emedebista, técnicos do Metrô alertaram para a necessidade de troca imediata de parte dos trens atuais.

Ibaneis ainda tinha na agenda um jantar com o governador eleito de Goiás, Ronaldo Caiado (DEM). Nesta quarta-feira (31), Ibaneis viaja para tratamento médico em São Paulo. A princípio o tratamento durará poucos dias, até a volta de Ibaneis a transição será conduzida pelo vice-governador Paco Britto e o futuro secretário de Fazenda, André Clemente.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado