Menu
Política & Poder

Guedes sobre parasitas: ‘Me expressei muito mal, e peço desculpas’

“Tiram do contexto. Falei de estados e municípios em caso extremos. Quando toda a receita vai para salários e nada para saúde educação, e segurança”

Redação Jornal de Brasília

10/02/2020 11h54

O ministro Paulo Guedes (Economia) enviou por WhastApp a jornalistas, amigos e familiares um conjunto de mensagens em que se desculpa pela frase comparando servidores públicos a parasitas e diz que ela foi tirada de contexto. Nas mensagens, que ele encaminhou também a mim, afirma que não quis ofender ninguém.

“Tiram do contexto. Falei de estados e municípios em caso extremos. Quando toda a receita vai para salários e nada para saúde educação, e segurança”, justificou.

“Se o Estado existe para si próprio então é como um parasita (o Estado perdulário) maior que o hospedeiro (a sociedade). Eu não falava de pessoas, falava dos casos extremos em que municípios e Estados gastam todas as receitas com salários elevados de modo que nada sobrava para educação, segurança, saúde e saneamento”, prosseguiu o ministro.

Ele justifica que, numa situação de caos fiscal e orçamentário, “não se pode dar aumento automático de salários”. “O Estado, o governo municipal, o governo estadual NESTE CASO vira um parasita maior que o hospedeiro, ou seja, a comunidade a quem deve servir”, insiste o ministro.

Guedes faz um mea culpa: “Eu me expressei muito mal, e peço desculpas não só a meus queridos familiares e amigos, mas a todos os exemplares funcionários públicos a quem descuidadamente eu possa ter ofendido. EU NÃO FALAVA DE PESSOAS E SIM DO RISCO DE TERMOS UM ESTADO PARASITÁRIO, APARELHADO POLITICAMENTE FINANCEIRAMENTE INVIÁVEL”, escreveu ele, assim, em maiúsculas.

O ERRO É SISTÊMICO e não é culpa das pessoas que cumprem os seus deveres profissionais como é o caso da enorme maioria dos servidores públicos”, conclui o titular da Economia.

As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado