Menu
Política & Poder

Guedes é notificado pelo TCU para explicar investigação em contas de Greenwald 

O ministro tem 24 horas para responder se o jornalista inglês é alvo de investigação pelo Coaf

Redação Jornal de Brasília

08/07/2019 20h02

Brazil’s Economy Minister Paulo Guedes looks on near Brazil’s President Jair Bolsonaro during a ceremony of hoisting the national flag in front the Planalto Palace in Brasilia, Brazil June 18, 2019. REUTERS/Adriano Machado

Da Redação
[email protected]

Nesta segunda-feira (8) o Tribunal de Contas da União (TCU) entregou uma notificação para que o ministro da Economia, Paulo Guedes, explique, em 24 horas, se o Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf) está investigando movimentações financeiras do jornalista Glenn Greewald, do site The Intercept. 

O pedido de explicações, também foi enviado ao presidente do Coaf, Roberto Leonel de Oliveira Lima e ocorre por solicitação do subprocurador-geral do Ministério Público de Contas, Lucas Rocha Furtado. Paulo Guedes e Roberto Leonel devem responder por escrito. 

Furtado afirma que se a investigação for verdadeira, teria como motivação intimidar o jornalista. “A motivação desta investigação teria sido, mediante perseguição e abuso de poder, intimidar o jornalista”, escreveu no documento enviado ao TCU.

Greenwald é autor de diversas reportagens que revelaram mensagens de celular atribuídas ao ministro da Justiça, Sérgio Moro, e procuradores da Lava-Jato. O conteúdo dos diálogos levanta suspeitas de que Moro ultrapassou o papel de juiz quando era titular da 13ª Vara Federal de Curitiba. A informação de que o jornalista é alvo de uma investigação foi dada na semana passada pelo site O Antagonista.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado