Menu
Política & Poder

Governo estuda privatização em auxílios acidente e doença

A proposição do projeto de Lei de Responsabilidade Previdenciária deverá ser apresentada ao Congresso nesta terça-feira (26)

Aline Rocha

26/11/2019 15h52

Foto: Agência Brasil

Da Redação
[email protected]

Está sendo estudada, pelo Governo Federal, uma proposta de projeto para que empresas privadas sejam responsáveis por benefícios considerados de risco para servidores públicos, como auxílios acidente e doença.

A gestão, segundo a Folha de S. Paulo, deverá ser realizada por uma empresa seguradora e valeria para os regimes de Previdência de funcionalismo municipal, estadual e federal. A proposição do projeto de Lei de Responsabilidade Previdenciária deverá ser apresentada ao Congresso nesta terça-feira (26).

Segundo o governo, serão mais beneficiados os municípios menores, já que são localidades menos preparadas para riscos. Já a União não terá um impacto tão positivo. O índice de afastamento por motivo médico foi de 1,5% no ano passado. Ao todo são 630 mil servidores ativos.

“Queremos que os entes pensem nas consequências das decisões atuais para as contas públicas”, disse o deputado Silvio Costa Filho, que será o autor da proposta. O projeto faz parte da fase pós-reforma da Previdência. A intenção do governo é controlar o aumento de despesas e pressionar as contas públicas.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado