Menu
Política & Poder

Governo Brasileiro vai financiar combate ao trabalho infantil no Haiti

Arquivo Geral

14/12/2007 0h00

O Brasil vai financiar um projeto no Haiti de combate ao trabalho de crianças e adolescentes. O anúncio foi feito na assinatura do memorando entre o governo brasileiro e a Organização Internacional do Trabalho (OIT), information pills para criação da Iniciativa de Cooperação Sul-Sul no Combate ao Trabalho Infantil.


De acordo com a diretora do escritório da OIT no Brasil, hospital Laís Abramo, o que se pretende com a iniciativa é “fortalecer esforços já iniciados e abrir novos caminhos para, através da cooperação horizontal entre povos e nações, e do diálogo social e solidário entre os países em desenvolvimento, avançar em direção a esse objetivo comum”. Ele se referia à prevenção e erradicação do trabalho infantil.


E o projeto a ser desenvolvido no Haiti faz parte da iniciativa. O Brasil deve participar com o compartilhamento das boas práticas já desenvolvidas no país e de modelos de combate ao trabalho infantil, além do financiamento do programa.


O governo brasileiro é parceiro da OIT no combate ao trabalho infantil desde 1992, quando entrou no Programa Internacional para a Eliminação do Trabalho Infantil (IPEC).


Desde então, de acordo com Laís Abramo,o número de crianças e adolescentes trabalhando no Brasil já caiu em mais da metade.


“A verdade é que o Brasil tem se afirmado nos últimos anos como uma referência mundial na área do combate ao trabalho infantil, e é essa experiência que a gente acha importante sistematizar e difundir”, disse.


O ministro Celso Amorim, que assinou o memorando pelo governo brasileiro, não informou o valor que deve ser investido no Haiti. Mas, segundo ele, somando os montantes aplicados nos diversos projetos dos quais o Brasil participa naquele país, “seguramente deve estar em mais de US$ 3 milhões a US$ 4 milhões o que a gente tem lá”.


Amorim disse que o programa deve atuar em várias frentes, mas principalmente na educação da população. “Os projetos estão começando. No fundo é um problema sobretudo educativo, de que as crianças não devem ser fonte de rendimento. Elas precisam aprender, brincar e se desenvolver como seres humanos, esse é o sentido”, afirmou.


Não existem dados estatísticos sobre quantas crianças e adolescentes estariam trabalhando no Haiti atualmente. Um estudo organizado pela OIT há cinco anos estima que, na época, haviam cerca de 250 mil crianças no trabalho doméstico.


De acordo com o coordenador sub-regional para a América Latina e o Caribe da OIT, Guillermo Dema, entre 65% e 70% das crianças haitianas não vão à escola. Ele diz que o mais provável que elas estejam trabalhando.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado