Menu
Política & Poder

Governador do Maranhão acusa Bolsonaro de racismo e ameaça

Bolsonaro criticou Dino e se referiu ao nordeste como ‘Paraíba’, termo pejorativo para se referir à nordestinos que não estão na região, principalmente no Rio

Aline Rocha

20/07/2019 8h34

Foto: Valter Campanato/Agência Brasil

Aline Rocha
[email protected]

O presidente da República, Jair Bolsonaro, durante café da manhã com jornalistas correspondentes na manhã desta sexta-feira (19), criticou o governador do Maranhão, Flávio Dino, e se referiu à região Nordeste como “Paraíba”, termo considerado pejorativo para se referir à nordestinos que não estão na Região, principalmente no Rio de Janeiro, estado do presidente. 

De acordo com Bolsonaro, de todos os governadores do Nordeste, Dino é o pior. “Dos governadores de ‘Paraíba’, o pior é o do Maranhão. Não tem que ter nada com esse cara”, disse o presidente, ao falar com Onyx Lorenzoni. Confira o vídeo do momento: 

Em entrevista à Época, Flávio Dino afirma que, caso Bolsonaro não se explique, serão tomadas providência junto à Procuradoria Geral da República (PGR) para apurar a atitude do presidente. “É uma declaração criminosa. Configura um crime, previsto na lei que trata de racismo. Ele não pode falar assim. O presidente da República, ao dizer algo desse tipo, está praticando e incentivando que outros pratiquem o crime de racismo”, afirmou. 

De acordo com Dino, a declaração de Bolsonaro se enquadra, também, como ameaça, já que ele deu uma ordem a um subordinado (Onyx Lorenzoni), não dê recursos ao governador. “Realmente é uma coisa grave. É inédito. Mesmo na ditadura, o (presidente João Figueiredo) mantinha uma relação com vários governadores da oposição, como Franco Motoro, Leonel Brizola”, explica. 

Além disso, o governador do Maranhão afirmou que o presidente tomou poucas iniciativas com relação à região nordeste do país e diz que não aceitarão desrespeito por parte do presidente. “Temos opiniões diferentes, mas exigimos respeito. Não vamos aceitar desrespeito, agressividade, beligerância com o Nordeste. Estamos esperando uma retratação”, finalizou Dino.

 

 

 

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado