Menu
Política & Poder

Gilmar Mendes chama de “macabro” o número de mortes por coronavírus no Brasil

O ministro também disse haver um consenso de que os impactos provocados pela doença poderiam ter sido menores

Redação Jornal de Brasília

30/07/2020 19h34

Nesta quinta-feira (30), o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Gilmar Mendes disse que há uma “crise de gestão” no sistema de saúde e chamou o número de mortes no Brasil, causadas pela pandemia, de “macabro”. 

“Há um consenso entre as pessoas de que o SUS [Sistema Único de Saúde] tem sido um grande e importante ativo. Sem dúvida é um experimento institucional que deu certo”, elogiou o ministro

“É claro que nós vamos ter que debater no pós-covid-19, nós temos que discutir a sustentação desse sistema de saúde. E, claro, estamos vivendo também crises de gestão muito graves na cabeça do próprio sistema”, disse Mendes.

O ministro também disse haver um consenso de que os impactos provocados pela doença poderiam ter sido menores se a resposta à pandemia tivesse sido feita de outra forma.

“Estamos nos avizinhando dessa marca bastante triste, e eu diria até mesmo macabra, de 90 mil mortes causadas pela covid-19. Acho que isso por si só fala da gravidade da pandemia”, afirmou o ministro.

“Há um consenso entre os especialistas de que nós poderíamos ter tido um outro manejo dessa crise, que talvez pudéssemos ter reduzido significativamente os danos causados por essa pandemia entre nós”, completou Mendes.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado