Menu
Política & Poder

Fraga desiste de ser governador para apoiar Jofran Frejat

Arquivo Geral

02/04/2018 17h58

Josemar Gonçaves/Cedoc

Francisco Dutra
[email protected]

O presidente regional do Democratas (DEM), deputado federal Alberto Fraga, decidiu retirar o nome na corrida pelo Palácio do Buriti para mirar em uma das vagas do Senado Federal. O parlamentar apoiará a pré-candidatura de Jofran Frejat (PR) para o Governo do Distrito Federal. Com este movimento, os grandes partidos de centro-direita dão mais um passo na reconstrução do projeto de uma grande aliança na guerra pelas urnas em outubro.

“Estou tenho reuniões com Jofran Frejat. É bom provável que vou ser candidato ao Senado. Tem muito candidato a direita. E não quero ser o motivo da divergência. Conheço meu tamanho. No entanto, não estou aqui para dividir o grupo. Prefiro apoiar o Frejat, que está com melhores condições”, admite.

Eleito com 155.056 votos em 2014, Fraga batalhava para ser o nome dos grupos políticos conservadores na briga pelo GDF. Com um discurso voltado para a segurança pública, nutre bons laços com o pré-candidato ao Planalto Jair Bolsonaro (PSL) e defende bandeiras como a liberação do porte de arma e a redução da maioridade penal. Mas no tabuleiro político do DF não conseguiu agregar muitos aliados, ao contrário de Frejat.

“Quem sabe na próxima eu venha para governo. Mas agora vou abrir mão e vou concorrer ao Senado. Tenho tempo para esperar mais pouco. Agora vou me aliar com o Frejat que tem mais chance agora, e esperar a minha vez”, comenta o parlamentar. Nos últimos dias, Frejat colocou na rua um projeto para reunificar as forças da centro-direita.

Até o começo deste ano, PR, MDB, DEM, PP, PSDB e PTB tinha um acordo de formar uma grande coalizão eleitoral. O nome com melhores condições eleitorais, capacidade de alianças e menos problemas judiciais seria o cabeça-de-chapa para o Buriti. Mas o projeto foi demolido pelo próprio grupo, pois cada partido não quis abrir mão do papel de protagonista. Depois da terra arrasada, Frejat conseguiu manter um pequeno núcleo com MDB e PP. E agora conseguiu o DEM.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado