Menu
Política & Poder

Fluxo de venezuelanos no Brasil aumenta após reabertura da fronteira

Moradores da Venezuela vêm abastecer os carros em território brasileiro

Willian Matos

20/05/2019 8h01

brasil venezuela

Foto: Divulgação/Nações Undas Brasil

Da redação
[email protected]

Após a reabertura da fronteira da Venezuela com o Brasil na semana passada, o fluxo de venezuelanos que cruzam a divisa foi intensificado. Os vizinhos estão, inclusive, vindo ao país para abastecer os carros com gasolina nacional. As compras em Pacaraima (RR) também aumentaram.

As vendas de itens de cesta básica e materiais de construção foram rapidamente aquecidas com a presença dos compradores estrangeiros.
A circulação de dinheiro na cidade também impulsionou setores de alimentação, hotelaria, transportes e prestação de serviços logísticos, movimentando de R$ 500 mil a R$ 2 milhões diários.

O representante da associação comercial e empresarial de Pacaraima, João Kléber Soares, compara o atual momento com a época de fechamento da fronteira. “Nos primeiros 15 dias de fronteira fechada o comércio aqui despencou. Houve demissões e alguns comércios fecharam as portas, tiraram férias. Alguns fecharam em definitivo, mas esses são empresários que a gente considera como aventureiros, de oportunidade, que estavam na cidade pelo movimento”, disse Soares.

De acordo com Soares, a média de compradores em Pacaraima antes do fechamento flutuava entre 800 a 1.200 pessoas diariamente, numa cidade de 15 mil habitantes, segundo o IBGE.

Com informações da Folhapress

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado