Menu
Política & Poder

Espero que os brasileiros tenham logo um presidente à altura do cargo, diz Macron

Chefe francês afirma que as mulheres brasileiras, sem dúvida, têm um pouco de vergonha de ter Bolsonaro como presidente

Willian Matos

26/08/2019 9h39

Willian Matos
[email protected]

O presidente francês Emmanuel Macron fez novas críticas ao governo Bolsonaro nesta segunda-feira (26). Em entrevista ao lado do presidente chileno Sebastián Piñera, no âmbito da cúpula do G7 (clube dos países ricos), o chefe de Estado francês afirmou que “é triste” ver ministros brasileiros insultarem líderes estrangeiros, como fez o ministro da Educação Abraham Weintraub, por exemplo.

Macron espera que “os brasileiros tenham logo um presidente à altura” do cargo e classificou  lances da crise diplomática com Brasília como um “grande mal-entendido”. “Ele me prometeu, com a mão no peito [na cúpula do G20, em julho, no Japão], respeitar seus engajamentos ambientais. Dias depois, demitiu cientistas de seu governo”, disse o francês, referindo-se à demissão do presidente do Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), Ricardo Galvão, após a divulgação de estatísticas sobre o desmatamento que desagradaram ao governo.

Os desentendimentos entre os dois líderes se acirraram desde que o brasileiro ameaçou deixar o Acordo de Paris sobre o Clima e o francês reagiu prometendo barrar o acordo comercial entre União Europeia e Mercosul. Na quinta-feira (22), Macron disse que as queimadas na Amazônia geraram uma crise internacional e convocou os membros do G7 a discutir soluções para o tema. Já nesta segunda (26), o presidente anunciou que o G7 ajudará financeiramente o Brasil e os países que abarcam a floresta amazônica.

Bolsonaro reagiu às críticas. “A sugestão do presidente francês, de que assuntos amazônicos sejam discutidos no G7 sem a participação dos países da região, evoca mentalidade colonialista descabida no século 21”, reagiu Bolsonaro no Twitter. 

Também na quinta, Eduardo Bolsonaro (PSL-SP), deputado federal e filho do presidente, compartilhou um vídeo com o título “Macron é um idiota”.
Na sexta-feira (23),  Bolsonaro voltou a criticar o presidente francês, Emannuel Macron, e o acusou de tentar potencializar o ódio contra o Brasil. Com informações da Folhapress

 

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado