Menu
Política & Poder

Em sessão do TSE, Barroso pede ‘desculpas’ a ministros e à sociedade pelo atraso na apuração

Apesar disso, Barroso classificou a lentidão no sistema de totalização de votos como um “pequeno problema” e ressaltou que o resultado foi anunciado no mesmo dia do pleito

Redação Jornal de Brasília

17/11/2020 20h15

MATHEUS TEIXEIRA
BRASÍLIA, DF

No início da sessão do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) desta terça-feira (17), o presidente da corte, Luís Roberto Barroso, pediu “desculpas” aos ministros e à sociedade pelo atraso na divulgação do resultado das eleições municipais no último domingo.

Apesar disso, Barroso classificou a lentidão no sistema de totalização de votos como um “pequeno problema” e ressaltou que o resultado foi anunciado no mesmo dia do pleito.

“Peço desculpas aos colegas e à sociedade brasileira pelos problemas que enfrentamos, mas esclareço que não houve nenhum tipo de comprometimento para a fidedignidade do voto, para a fidelidade da manifestação da vontade popular”, disse.

Segundo o ministro, “até que se detectasse efetivamente o problema” a suposição era de que a falha tinha ocorrido em um dos oito processadores do supercomputador usado pelo TSE para computador todos os votos do país.

Depois, porém, concluiu-se que a demora tinha outro motivo: “Na verdade, o problema foi de apreensão equivocada da tarefa pela inteligência artificial. O tempo de atraso, pouco mais de duas horas, foi o esforço de detectar o problema”, frisou.

De acordo com a corte, o problema ocorreu porque este foi o primeiro ano que o TSE ficou como responsável por totalizar os votos de todo o país. Antes, os tribunais regionais eleitorais é que somavam os resultados de cada urna e os enviavam para o tribunal de Brasília fazer a divulgação.

A mudança teria ocorrido por sugestão da Polícia Federal para tornar o sistema mais seguro.

Nesta terça, Barroso voltou a minimizar o problema e disse que foi “um feito extraordinário” o resultado ter sido divulgado no mesmo dia da eleição.

Assim como na coletiva concedida na segunda-feira (16), o ministro não comentou se há garantia de que o atraso não voltará a se repetir no segundo turno do pleito.

Nessa entrevista, o magistrado revelou que outro fator que corroborou com o problema foi a demora na entrega de equipamentos por parte da empresa Oracle, em razão da pandemia da Covid-19, que impediu a realização de testes prévios no sistema.

Os equipamentos, segundo ele, deveriam ser entregues em março, mas chegaram somente em agosto.
Na coletiva, Barroso também apontou a existência de articulação de milícias digitais, que teriam atuado de forma a desacreditar todo o sistema eleitoral brasileiro.

“A vida tem um componente de aleatoriedade que nem sempre é possível prever”, afirmou o ministro, quando questionado se a situação já estaria normalizada a tempo para o segundo turno das eleições.

Na segunda, Barroso afirmou que os problemas serão sanados e que tem confiança na sua equipe que gerencia os sistemas de informação. Também que disse ter “fé” de que não ocorrerão novos problemas.

As informações são da FolhaPress

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado