Menu
Política & Poder

Eliana acusa Rollemberg de abuso de poder e propaganda ilegal

Arquivo Geral

08/09/2018 16h45

Foto: Kléber Lima/Jornal de Brasília.

Francisco Dutra
[email protected]

A candidata ao Palácio do Buriti Eliana Pedrosa (Pros) disparou um processo contra o rival e concorrente à reeleição, o governador Rodrigo Rollemberg. A ação de investigação judicial eleitoral acusa o chefe do Executivo de abuso de autoridade e uso indevido da máquina pública e dos meios de comunicação. O processo pede a cassação da candidatura de Rollemberg e do candidato a vice-governador Eduardo Brandão (PV), bem como, dos respectivos diplomas, caso sejam eleitos.

Até agora, Eliana adotava uma postura pacífica na eleição. Não mais. “O governador fez promoção pessoal travestida de propaganda institucional”, ataca o advogado da coligação da candidata, Francisco Emerenciano. Segundo a ação, já registrada no Tribunal Regional Eleitoral, Rollemberg usou indevidamente o slogan “Brasília no Rumo Certo”, durante o governo e nas eleição. No processo, Emerenciano alega que a frase foi utilizada no Youtube e em vídeos de campanha do governador.

“Demonstração inequívoca de que a utilização do referido slogan tinha por objetivo beneficiar o ora representado é o fato de que este é agora utilizado para anunciar o site de campanha. Ao pesquisar no Google, aparece como primeiro acesso a indicação do site de campanha, acompanhado dos dizeres: Conheça as propostas de Rollemberg. Para o DF seguir no caminho certo”, apontou o advogado no processo.

Para sustentar a denúncia, apresenta como argumento o fato do então prefeito de São Paulo (SP), João Dória (PSDB), responder a um processo na Justiça, justamente, pelo uso indevido do slogan “Cidade Linda”, por suposta promoção pessoal. Afastado da prefeitura para disputar o governo paulista, o tucano já foi inclusive condenado em 1ª instância.

“Outra demonstração do abuso do poder político é a exoneração de servidores e esvaziamento de um de seus adversários políticos, o vice-governador do Distrito Federal”, escreveu o advogado na ação. Desde a eleição de 2014, a relação entre Rollemberg e o atual vice, Renato Santana (PSD) só piorou. E quando Santana aumentou o tom de críticas ao governo, o governador transferiu a estrutura da Vice-Governadoria para a Casa Civil e exonerou os servidores indicados por Santana.

Emerenciano também citou outros casos, como o episódio da exoneração de aliados do então candidato ao GDF, Jofran Frejat (PR) no Corpo de Bombeiros. Além de pedir a investigação dos fatos, o processo pede a suspensão definitiva de qualquer uso do slogan “Brasília no Rumo Certo”.

Ao final da peça, a coligação de Eliana solicita à Justiça: “Seja julgado procedente o pedido para declarar a ilicitude da conduta praticada pelos Representados, com consequente cassação do registro de candidatura ou do diploma caso o referido julgamento ocorra posteriormente, com aplicação de multa e sanção de inelegibilidade, em qualquer das hipóteses”. O número da ação é 0601672-63.2018.6.07.0000. Até agora, Pedrosa é líder nas intenções de voto para o GDF.

Outro lado

Procurada pelo Jornal de Brasília, a campanha de Rollemberg respondeu apenas com uma nota. “A coligação Brasília de Mãos Limpas se pronunciará somente após citação nos autos do processo”, resumiu no texto.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado