Menu
Política & Poder

Eleitor denuncia fraude em urna, mas erra ordem de votação

Arquivo Geral

28/10/2018 14h57

Reprodução

Da redação
[email protected]

Um vídeo que circula na internet mostra um eleitor denunciando uma possível fraude nas urnas eletrônicas. Uma juíza eleitoral pediu a prisão do homem que filmou o voto, causou tumulto na seção eleitoral e empurrou uma mesária em um colégio eleitoral no bairro do Tenoné, em Belém. Ele alegava que ao apertar o número 17, que representa o candidato à Presidência da República Jair Bolsonaro (PSL), e o seu voto acabou anulado.

Apesar da indignação do homem, que não foi identificado, a própria filmagem mostra que o eleitor errou na hora de digitar. O homem inverteu a ordem de votação: na hora de votar para governador ele inseriu os números para presidente. Por conta do erro, o voto para governador foi anulado.

A juíza da 97ª Zona Eleitoral, Ana Patrícia Mendes, determinou a busca do eleitor para que ele seja autuado em flagrante. O TRE informou ainda que, caso a prisão não seja realizada em 24 horas, um inquérito será instaurado com as informações dos acontecimentos que foram registrados em ata.

No Distrito Federal, 18 mil pessoas votaram errado no primeiro turno. Os dados são Tribunal Regional Eleitoral. De acordo com a assessoria, esses eleitores preencheram errado o campo para governador achando que era para presidente.

Por isso, é preciso ficar atento à ordem de votação. O primeiro número a ser digitado será o de governador e depois para presidente. Nos dois casos, os números são compostos por dois dígitos.

Veja vídeo:

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado