Menu
Política & Poder

DF ganhou 186 mil eleitores e a maior Zona fica em Águas Claras

Arquivo Geral

01/08/2018 18h34

Fotos Públicas

Eric Zambon
[email protected]

Águas Claras tem a maior Zona Eleitoral do DF (15ºª ZE), seguida pela 16ª ZE, em Ceilândia, onde 145.175 pessoas votarão. A constatação é do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que divulgou, na tarde desta quarta-feira (1º), o perfil do eleitor brasileiro, com base no Cadastro Eleitoral do órgão. Segundo a publicação, 2.084.357 pessoas estão aptas a decidir o futuro de Brasília nas urnas este ano, 186,6 mil a mais em relação a 2014.

Ceilândia e Taguatinga, por exemplo, são bem maiores do que Águas Claras em território e população, mas justamente por isso estão divididas em várias zonas e, portanto, seus eleitorados são agrupados em diferentes categorias. Águas Claras possui uma única zona.

O levantamento mostra que cerca de 46% do eleitorado brasiliense se concentra na faixa etária entre 25 e 44 anos, 56,4% dos votantes se declarou solteiro e quase 30% têm Ensino Superior completo. Menos de 5% do demográfico foi considerado analfabeto ou analfabeto funcional. Após a ampla campanha do cadastramento biométrico, 99,72% dos eleitores fez o procedimento, restando apenas 5,9 mil que ainda precisam se atualizar.

Momento de decidir

As eleições mais confusas e imprevisíveis desta década começarão em 7 de outubro, com o segundo turno das votações para os governos regionais e à presidência, se houver necessidade, marcados para o dia 28 do mesmo mês. No DF, podemos ter o pleito com maior quantidade de candidatos da história.

Antônio Guillen (PSTU), Alexandre Guerra (Novo), Eliana Pedrosa (Pros), Fátima Sousa (PSOL) e Rodrigo Rollemberg (PSB), que tenta a reeleição, já foram aclamados em suas convenções regionais para disputar o Buriti. Alberto Fraga (DEM), Ibaneis Rocha (MDB), Guilherme Trotta (PRTB), Júlio Miragaya (PT), general Paulo Chagas (PRP), Peniel Pacheco (PDT), Rogério Rosso (PSD) e mais um provável nome do PCO podem se juntar à corrida até 15 de agosto, prazo final das inscrições das candidaturas.

 

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado