Menu
Política & Poder

Delator da Lava Jato teria lavado dinheiro para Grupo Silvio Santos

Operador financeiro teria utilizado contratos fraudados de patrocínios esportivos. Esquema teria participação de Daniel Abravanel, sobrinho de Silvio Santos

Willian Matos

29/08/2019 9h30

Willian Matos
[email protected]

Segundo depoimentos obtidos pelo site The Intercept Brasil e analisados em conjuntos com a Folha de S.Paulo, um delator da Lava Jato teria dito que lavou milhões de reais para o Grupo Silvio Santos. O operador financeiro Adir Assad teria cometido o crime através de contratos fraudados de patrocínios esportivos.

Os contratos teriam utilizado a Liderança Capitalização, empresa que comercializa a Tele Sena. As afirmações estariam em anexos do acordo de colaboração premiada firmado com integrantes da Lava Jato.

Segundo teria dito Assad, o esquema funcionava em dois tempos. No fim dos anos 1990, o operador teria firmado contratos superfaturados de patrocínio entre as empresas e pilotos de corrida, como a Fórmula Indy, movimentando R$ 10 milhões. O operador teria relatado que o Sistema Brasileiro de Televisão (SBT) precisava fazer um caixa paralelo, sem informar o porquê.

Assad já se relacionava com Guilherme Stoliar, que hoje é presidente do Grupo Silvio Santos.

A segunda fase teria começado após um acerto feito com Daniel e Henrique Abravanel, sobrinho e irmão de Silvio Santos, respectivamente. A partir de meados dos anos 2000, Assad teria feito contratos de imagem e de patrocínio na Fórmula Truck e transferido aos esportistas uma pequena parte dos valores contratados. O restante seria devolvido ao SBT.

Segundo documento elaborado na delação, a empresa responsável pela Tele Sena teria pagado ao menos R$ 19 milhões para uma das firmas de Assad, a Rock Star, de 2006 a 2011.

Procurados pela Folha, o SBT e o Grupo Silvio Santos afirmaram que, “por desconhecerem o teor da delação” de Adir Assad, não podem se manifestar a respeito. 

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado