Menu
Política & Poder

Debate JBr. e CFA reúne candidatos ao Senado nesta terça-feira (2)

Arquivo Geral

01/10/2018 20h24

Atualizada 02/10/2018 10h01

Foto: Kléber Lima/Jornal de Brasilia

Jorge Eduardo Antunes
[email protected]

Ser, por oito anos, formulador de leis, debatedor e revisor de projetos que vêm da Câmara dos Deputados e fiscalizador do Executivo. Essas são algumas das tarefas desempenhadas pelos senadores da República. A cada quatro anos, a população brasileira renova dois terços ou um terço do Senado Federal, já que a representação é igual entre os estados, ao contrário do que ocorre na Câmara. Para ajudar o eleitor do Distrito Federal a escolher melhor os candidatos nesta eleição, o Jornal de Brasília, em parceria com o Conselho Federal de Administração (CFA), realiza nesta terça-feira (2), a partir das 10h, um debate com cinco dos seis primeiros colocados nas pesquisas.

Participarão do encontro Chico Leite (Rede), atualmente deputado distrital; Cristovam Buarque (PPS), o único que tenta a reeleição; Fadi Faraj (PRP), pastor e segundo suplente do senador José Antônio Reguffe (sem partido); Izalci Lucas (PSDB), deputado federal; e Wasny de Roure, também deputado distrital. Durante duas horas, eles vão responder a perguntas formuladas por jornalistas do JBr. e do CFA e também a questões levantadas pelos próprios candidatos.

Leila do Vôlei (PSB), embora convidada, não mandou representantes à reunião realizada na última sexta-feira, na sede do Jornal de Brasília, com a presença de assessores dos demais candidatos convidados. O encontro discutiu o regulamento do debate. Pelas normas aprovadas pelos presentes na reunião, o púlpito estará reservado, com o nome da candidata. Ela também poderá ser citada pelos demais participantes, mas, sem sua presença, não poderá exercer seu direito de resposta.

O regulamento aprovado e assinado pelos demais participantes da reunião foi enviado à candidata ainda na sexta-feira. Na manhã dessa segunda (1º), Leila do Vôlei mandou um assessor avisar que não comparecerá ao debate.

Regras rígidas
Os candidatos participantes do debate terão um cronômetro eletrônico no estúdio, colocado em posição visível, que será disparado, em contagem regressiva, nas perguntas e respostas. Os microfones serão cortados caso o candidato estoure o tempo.
Eles não poderão exibir ou entregar ao mediador ou aos colegas qualquer tipo de objeto, imagem ou documento. Também não poderão usar laptops, notebooks, celulares ou auxílios eletrônicos durante as suas exposições. Papéis podem estar nas bancadas, mas não podem ser exibidos ou entregues a terceiros, sob pena de corte de imagem ou de som.

Diálogo em 5 blocos

O debate será dividido em cinco blocos. No primeiro, cada um dos candidatos presentes fará suas considerações iniciais durante 1 minuto e 45 segundos. Por sorteio, foi definido que Wasny de Roure (PT) será o primeiro a falar, seguido por Cristovam Buarque (PPS), Izalci Lucas (PSDB), Chico Leite (Rede) e Fadi Faraj (PRP).

O segundo bloco terá perguntas formuladas por dois jornalistas do Jornal de Brasília e por dois representantes do CFA. As perguntas terão a duração de 30 segundos e as respostas, de 1 minuto e 30 segundos. Antes de a pergunta ser formulada haverá um sorteio, que escolherá qual candidato comentará, por 1 minuto, a resposta. Haverá réplica de 1 minuto. O primeiro a ser perguntado será Chico Leite, seguido por Cristovam Buarque, Izalci Lucas, Fadi Faraj e Wasny de Roure.

No terceiro bloco, os candidatos farão as perguntas entre si. Cada um terá 30 segundos para perguntar e quem responde tem até 1 minuto e 30 segundos. O candidato que perguntou poderá fazer uma réplica de 1 minuto, e haverá tréplica também de 1 minuto. O primeiro a responder será Wasny, seguido por Faraj, Izalci, Leite e Cristovam. O quarto bloco repete a fórmula do anterior, com perguntas entre os candidatos. O sorteio de sexta-feira definiu que quem pergunta primeiro é Faraj, seguido de Izalci, Wasny, Cristovam e Leite.

O último bloco é reservado às considerações finais e despedidas dos candidatos. Pela ordem, falarão Wasny de Roure, Izalci Lucas, Cristovam Buarque, Chico Leite e Fadi Faraj. Em todos os blocos houve o sorteio incluindo Leila do Vôlei, mas após a confirmação de sua ausência, seu nome foi retirado das listas de manifestações.

Saiba Mais

Quando um candidato julgar que foi ofendido, dentro das previsões legais que caracterizam injúria, calúnia e/ou difamação, poderá pedir aos coordenadores de estúdio o direito de resposta, que terá um minuto de duração.

Uma comissão formada pela direção do Jornal de Brasília, com apoio da Consultoria Jurídica do debate, analisará se acata ou não o pedido.

Quando o direito de resposta for reconhecido, o mediador o concederá durante o mesmo bloco ou no início do subsequente.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado