Menu
Política & Poder

‘Dados são realmente fantásticos’, diz Bolsonaro sobre PIB com resultado abaixo da projeção do mercado

Em live semanal, o presidente repetiu discurso do ministro da Economia, Paulo Guedes, e disse que a economia brasileira está crescendo em V

Redação Jornal de Brasília

03/12/2020 20h47

GUSTAVO URIBE
BRASÍLIA, DF

Mesmo com um resultado inferior à previsão feita pelo mercado, o presidente Jair Bolsonaro afirmou nesta quinta-feira (3) que o crescimento de 7,7% do PIB (Produto Interno Bruto) no terceiro trimestre deste ano é fantástico.

Em live semanal, o presidente repetiu discurso do ministro da Economia, Paulo Guedes, e disse que a economia brasileira está crescendo em V. O crescimento de 7,7% foi um ponto percentual abaixo da projeção de mercado.

“A economia está crescendo em V. E os dados são realmente fantásticos”, afirmou Bolsonaro. O resultado é atribuído pela maioria dos economistas à revisão feita pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) nos dados a partir de 2018, que jogaram os números desde aquele ano para cima.

Apesar do crescimento recorde do PIB, a economia brasileira ainda não voltou ao nível pré-crise. Ainda está 4,1% abaixo do último trimestre de 2019. O resultado também se encontra 7,3% abaixo do pico registrado no início de 2014.

Em relação ao mesmo período de 2019, houve queda de 3,9%. O PIB recuou 5% no acumulado do ano e 3,4% em 12 meses. Segundo o IBGE, a economia voltou ao patamar do início de 2017, quando começou a saída da recessão de 2014-2016.

Nesta quinta-feira (3), Guedes afirmou que espera novos avanços da atividade econômica em 2021 sem novos auxílios emergenciais por conta da pandemia do novo coronavírus.

As informações são da FolhaPress

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado