Menu
Política & Poder

Coordenado por Ibaneis, Fórum de Governadores quer receber recursos do pré-sal

Apesar de a data limite para pagamento ser no dia 27 deste mês, grupo quer receber os valores até o dia 20. 13º dos servidores públicos pode depender do adiantamento

Redação Jornal de Brasília

09/12/2019 10h43

O Fórum Nacional de Governadores faz pressão para receber antecipadamente os R$ 5,3 bilhões de bônus pela assinatura do megaleilão do pré-sal, realizado em novembro. Presidido pelo governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, o grupo considera de “inestimável relevância” contar com o valor para realizar o pagamento do 13º salário dos servidores públicos dos estados.

A Petrobras e as estatais chinesas CNOOC e CNODC, empresas vencedoras da licitação do leilão, têm até o dia 27 de dezembro para realizar o pagamento. No entanto, os governadores querem receber os valores entre os dias 10 e 20 deste mês.

O Fórum afirma ainda que a antecipação do pagamento não garante por si só o benefício do 13º para os servidores. No entanto, receber o dinheiro entre 10 e 20 de dezembro, e não no dia 27, dá um “alívio” aos estados.

A carta pedindo a antecipação partiu de iniciativa de Ibaneis e foi compartilhada entre os demais governadores, segundo o Estadão. O documento foi repassado aos ministérios da Economia e de Minas e Energia na última quarta-feira (4).

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado