Menu
Política & Poder

Convenção adiada: o xeque-mate de Jucá em Tadeu Filippelli

Lindauro Gomes

03/05/2019 22h02

Adiamento expõe racha no MDB/DF

Lindauro Gomes
[email protected]

Em uma canetada, no dia 29 de março, o presidente nacional do Movimento Democrático Brasileiro (MDB) Romero Jucá, deu um xeque-mate na carreira política do ex-todo poderoso Tadeu Filippeli.

Jucá determinou o adiamento, por tempo indeterminado, da convenção regional da legenda no Distrito Federal que estava marcada para a próxima segunda-feira (6). Os argumentos usados pelo governador Ibaneis Rocha e pelo presidente da Câmara Legislativa do DF, Rafael Prudente, deixam claro o rompimento político destes que já foram, até bem pouco tempo, aliados de primeira hora.

Ao chegar à principal cadeira do Palácio do Buriti, o governador Ibaneis trouxe consigo todo um processo de renovação e transformação do MDB no DF, que vinha sofrendo vários desgastes devido aos sucessivos escândalos de corrupção.

Na realidade, a tentativa de Filippeli em se manter na presidência do MDB vem causando danos irreparáveis à legenda, indo de encontro ao pensamento do governador de renovação e mudança. Como é público e notório, o governador do DF há muito tempo vem pregando uma mudança a nível nacional. Chegou a externar seu pensamento durante a convenção nacional da legenda. “Ou vocês querem um partido novo, ou vocês não me querem no partido. Acho que o MDB tem de enfrentar suas feridas, porque, se não, vamos definhar”.

Agora, com o respaldo do presidente Romero Jucá, o governador está próximo de conseguir destituir Filippelli, abrir caminho para Rafael Prudente e, de quebra, mirar a presidência nacional da legenda.

Vale lembrar que Filippelli é réu em processos que investigam a corrupção na construção do Estádio Nacional Mané Garrincha e foi acusado de receber propina de quase R$ 7 milhões, sendo preso pela Polícia Federal em maio de 2017.

Em comunicado, a executiva do MDB-DF informa a decisão tomada pelo presidente nacional da legenda com relação a convenção convocada para a próxima segunda (6).

COMUNICADO AOS FILIADOS AO MDB/DF E DEMAIS INTERESSADOS

Ficam os filiados ao MDB/DF e demais interessados cientificados que no dia 29/04/2019 o Presidente da Comissão Executiva Nacional proferiu a seguinte decisão: “(…) 4. Diante da urgência do caso, em especial porque não há tempo hábil para convocação da Comissão Executiva Nacional antes do dia 06/05/2019, e, por cautela, considerando a relevância das questões suscitadas, em especial a importância da permanência de filiados com expressão nos quadros do partido, e também diante da necessidade de que o MDB se renove e retome a importância eleitoral de outrora, como tem sido discutido nas últimas reuniões partidárias, determino, ad referendum da Comissão Executiva Nacional, a suspensão das eleições marcadas pelo MDB-DF para o dia 06/05/2019”. Romero Jucá, Presidente Nacional do MDB (em exercício).

Confira na íntegra a decisão de Jucá que adia de convenção regional do MDB no Distrito Federal

Foto: Reprodução
Foto: Reprodução
Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado