Menu
Política & Poder

Concursos públicos? Só depois da reforma administrativa, diz Mansueto

Para o secretário do Tesouro Nacional, esperar a aprovação é o ideal. Reforma prevê fim da estabilidade de futuros servidores

Redação Jornal de Brasília

10/02/2020 13h14

O secretário do Tesouro Nacional, Mansueto Almeida, deu um parecer sobre a abertura de novos concursos públicos. Ao jornal O Dia, Mansueto afirmou que os certames só devem ocorrer após a reforma administrativa ser aprovada no Congresso Nacional.

Para Mansueto, caso haja contratações antes das mudanças, os novos servidores ficariam por três décadas sob regime das regras atuais. “O ideal seria esperar, porque se começa a retomar os concursos públicos antes de fazer a reforma administrativa, o pessoal que vai ingressar pelas regras atuais já está definido por 30 anos”, declarou Mansueto.

É muito claro que é preciso concurso para renovar as carreiras. Mas, hoje, um grande problema que tem no serviço público é que os salários de entrada são altos. E, depois, a pessoa chega muito rápido ao final da carreira, então perde um pouco de estímulo. A gente tem que melhorar um pouco esse mecanismo de estímulo do servidor público.”

A reforma administrativa deve reestruturar as regras do funcionalismo e prevê o fim da estabilidade de futuros servidores, além do alongamento do tempo para a ascensão na carreira e redução de salários e de categorias.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado