Menu
Política & Poder

Com nomeação de Ilda Peliz, Rollemberg se aproxima ainda mais do PSDB na tentativa de reeleição

Arquivo Geral

18/01/2018 12h56

Breno Esaki

Francisco Dutra
[email protected]

Mais uma tucana de alta plumagem pousa no governo de Rodrigo Rollemberg (PSB). Filiada ao PSDB, Ilda Peliz assume a vitaminada Secretaria de Trabalho, Desenvolvimento Social, Mulheres, Igualdade Racial e Direitos Humanos. Além do apelo político, ela também possui um forte ativo social, pois foi presidente voluntária da Associação Brasileira de Assistência às Famílias de Crianças Portadoras de Câncer e Hemopatias (Abrace). Sem vínculo partidário, Joana Mello tomou posse como secretária-adjunta da pasta.

Com a posse de Peliz, Rollemberg dá mais um passo no projeto de coligação com os tucanos para a campanha de reeleição, em outubro. A tentativa de casamento começou a ser pavimentada com o embarque da ex-governadora Maria de Lourdes Abadia no primeiro escalão do Palácio do Buriti, ano passado. Ela é uma das principais lideranças da sigla no cenário local e uma das fundadoras do partido.

As nomeações golpearam as pretensões de candidatura a governador do presidente regional dos tucanos, deputado federal Izalci Lucas, que enfrenta um racha com os caciques da própria sigla.

 

Breno Esaki

Um caminho complicado

 

Peliz classifica a nova fase, a frente da super pasta, como um grande desafio. “Esse governo tem o compromisso de entregar o bloco 2 do Hospital da Criança, em abril”, afirma a nova secretaria. Segundo Peliz, a nova pasta já tem uma equipe pronta para tocar os projetos plurais. “Facil não será. Mas não nos faltam vontade, coragem e compromisso”, crava.

Ao lado da esposa Marcia Rollemberg, o governador não escondeu a satisfação com o embarque de Peliz. “Quero cumprimentar os companheiros e companheiras do PSDB”, declara Rollemberg. O governador ressaltou que a nova equipe entrará em uma casa arrumada, fazendo alusão ao esforço do Executivo para colocar as contas públicas em dia. Para Rollemberg, o Hospital da Criança é uma prova de superação e da capacidade de união do DF.

A super pasta de Trabalho e Desenvolvimento Social é uma das grandes vitrines em potencial para a gestão Rollemberg. Todavia, ao longo dos últimos meses a área tem apresentado diversos problemas, especialmente nos repasses para instituições sociais. Tropeços nos restaurantes comunitários também são constantes. Em relação à segurança da mulher, o Distrito Federal tem sido assolado por um aumento nos casos de estupro.

No discurso, Joana Mello destacou o fato de Rollemberg ter assumido do governo com o caixa quebrado. Ao falar sobre o trabalho contra a drogas, enalteceu a atuação das comunidades terapêuticas. “Salvam vidas”, cravou. A nova secretaria-adjunta também elogiou as Forças de Segurança, como a PM e a Polícia Civil.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado