Menu
Política & Poder

Câmara Legislativa terá mais de 60% de renovação em 2019

Arquivo Geral

07/10/2018 20h43

Divulgação

João Paulo Mariano
[email protected]

A troca das cadeiras da Câmara dos Deputados do Distrito Federal (CLDF) será grande a partir de 2019, já que 66,6% das 24 vagas foram trocadas. Dos candidatos eleitos em 2014, 17 buscavam a reeleição, porém apenas oito conseguiram. 16 vagas na CLDF serão ocupadas por novos deputados. Inclusive, os dois candidatos mais votados vão cumprir o primeiro mandato.

O que recebeu mais votos foi Martins Machado (PRB), com 29.457 ou 1,99% do total. Pela segunda vez seguida, um candidato do partido ligado à Igreja Universal do Reino de Deus recebe o maior número de votos no DF. Em 2014, o deputado distrital, Júlio César Ribeiro, do mesmo partido, conseguiu 29.384 votos.

Na sequência, vem o delegado Fernando Fernandes (PROS), com 29.420 votos válidos e 1,99% do total. Fernando Fernandes é bastante conhecido na área da segurança e na região de Ceilândia, onde é delegado há vários anos. Ele acompanhou a apuração com a mulher e o filho, em sua casa, em Ceilândia. O agora deputado vai comemorar com a população no Posto Campeão, na mesma região em que trabalhava.

Segundo a assessoria, o delegado agradece a participação de todos de Ceilândia, em especial das pessoas do Sol Nascente, local onde trabalha há anos. A bandeira principal dele é a segurança pública. Além disso, ele acredita que a educação e a saúde precisam receber importância para que haja a prevenção dos crimes.

Os outros eleitos que não tinham mandato em 2014 são (em ordem de maior votação): José Gomes (PSB), Arlete Sampaio (PT), Jorge Vianna (Podemos), Iolando (PSC), Eduardo Pedrosa (PTC), João Cardoso Professor Auditor (Avante), Roosevelt Vilela (PSB), Hermeto (PHS), Fábio Félix (PSOL), Valdelino Barcelos (PP), Daniel Donizet (PRP), Júlia Lucy (Novo), Reginaldo Sardinha (Avante) e Leandro Grass (Rede).

Reeleitos

Entre os oito reeleitos, o mais votado foi o Professor Reginaldo Veras (PDT), com a terceira maior quantidade de votos (27.998) no ranking geral. Ele afirma que recebeu a notícia de ser o terceiro mais votado com surpresa, mas acredita que isso foi a coroação do bom trabalho que vem sendo feito. “Foram 12,5 mil votos na eleição passada. Quando a gente trabalha direito, dizem que a gente consegue dobrar (o número de votos) e foi isso”, afirmou.

Reginaldo alega que o trabalho, neste segundo mandato, será pautado pela fiscalização dos contratos do GDF, em especial, na área da educação, em que o parlamentar é mais atuante.

Rafael Prudente (MDB) e Delmasso (PRB) tiveram, respectivamente, 26.373 votos e 23.227 e também se reelegeram. O primeiro acredita que a responsabilidade agora é maior que do primeiro mandato, até porque aumentou a experiência e o número de votos.

Também foram reeleitos Chico vigilante (PT), Robério Negreiros (PSD), Agaciel Maia (PR), Cláudio abrantes (PDT) e Telma Rufino (PROS).

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado