Menu
Política & Poder

Cadastro online oferece "currículo" de candidatos à Câmara

Arquivo Geral

02/08/2006 0h00

Os eleitores têm, viagra 60mg pill a partir desta semana, order mais um meio para conhecer o passado dos candidatos a deputado federal nas eleições deste ano, antes de fazer sua opção. Um cadastro completo com informações de políticos que são candidatos à reeleição na Câmara, ou que ocupam outro cargo público e agora tentam uma vaga na Casa, está disponível na internet, na página http://perfil.transparência.org.br. A iniciativa é da organização não-governamental (ONG) Transparência Brasil.

Na página, o eleitor pode ter acesso a informações de candidatos que tentam a reeleição na Câmara dos Deputados e daqueles que tentam a eleição depois de terem sido  ministros, governadores, senadores e prefeitos. “Tem os dados básicos sobre o candidato, quais os cargos relevantes que ele ocupou, a sua profissão, informações sobre a sua atuação parlamentar, como faltas, votações, uso de verba de gabinete, emendas que apresentou aos últimos orçamentos”, explica o diretor-executivo da entidade, Cláudio Abramo.

Dados que ajudam o eleitor a compreender que interesses econômicos, lícitos, ou ilícitos, podem estar por trás dos candidatos também são incluídos. "São informações sobre o seu financiamento eleitoral em eleições passadas, os seus doadores nas eleições de 2002, informações obtidas na imprensa sobre envolvimento em casos de corrupção, além da lista de processos em andamento ou concluídos, nos quais aparece como réu na justiça", diz ele.

Por enquanto, os dados do Projeto Excelência são referentes a candidatos de estados como São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais. Até o fim do mês de agosto, de acordo com Abramo, serão acrescentados dados de todos os estados. “A intenção é que o eleitor possa comparar os candidatos a partir dos seus históricos. O que fundamenta esta iniciativa é que o eleitor só pode votar mais conscientemente neste ou naquele candidato se tiver informação sobre ele”, afirma.

Segundo Abramo, uma das funções do cadastro é fornecer material para a imprensa. “O internauta no Brasil ainda representa uma proporção baixa da população. Não é muita gente que acessa a internet. E são os órgãos de comunicação que têm a função de levar ao eleitor, na época eleitoral, informação a respeito dos candidatos.”

Ao todo, a Transparência espera reunir dados sobre cerca de 500 candidatos à Câmara. Isso representa pouco menos de 10% dos cerca de 5,4 mil concorrentes a uma vaga como deputado federal.

Clique aqui para conhecer o seu candidato

 

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado