Menu
Política & Poder

Bolsonaro recebe empresários do turismo interessados em expandir setor

Aline Rocha

24/04/2019 14h21

Foto: Agência Brasil

Da Redação
[email protected]

O presidente Jair Bolsonaro recebeu 27 empresários e representantes das principais entidades do setor de turismo, hoje (24), no Palácio do Planalto. Acompanhados pelo ministro do turismo, Marcelo Álvaro Antônio, apresentaram reivindicações para impulsionar a cadeia produtiva no Brasil. Eles buscam apoio para dar celeridade a projetos do setor em tramitação no Congresso Nacional.

Entre projetos colocados em pauta, está a instituição de áreas de interesse turístico que, de acordo com o ministro, engloba medidas de desburocratização e simplificação de licenças, sobretudo ambientais, em áreas com vocação para o turismo. Ele cita como exemplo Cancún, no México, que é uma área de interesse turístico que atrai mais de 20 milhões de turistas estrangeiros por ano.

O Ministério do Turismo tem como meta dobrar o número de visitantes estrangeiros no Brasil (que hoje é de aproximadamente 6 milhões ao ano), impulsionar mais turismos de eventos e corporativo e aumentar o turismo de lazer.

O projeto de lei que transforma o Instituto Brasileiro de Turismo (Embratur) em agência de promoção turística também é prioridade para o setor.

Marcelo acredita que mudar o modelo de gestão da autarquia vai aumentar o poder de promoção do Brasil no exterior, impulsionando a possibilidade de parcerias com a iniciativa privada e atração de investimentos.

O setor aguarda, também, a ratificação da Medida Provisória que retira a obrigatoriedade de visto de turistas dos Estados Unidos, Canadá, Japão e Austrália, além da atualização da Lei Geral do Turismo e a abertura do capital estrangeiro nas empresas aéreas nacionais

O ministro Marcelo Álvaro Antônio contou ainda que Bolsonaro já deu aval para a concessão de incentivos para a iniciativa privada, entre eles, a prorrogação da redução de impostos para as agências de viagens.

Em vigor há quatro anos, a Lei nº 13.315/2016 reduz de 25% para 6% o valor do imposto de renda retido na fonte sobre remessas para o exterior. De acordo com o ministro, a medida venceria em dezembro deste ano.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado