Menu
Política & Poder

Bolsonaro prevê que energia no Amapá será retomada para atender “60% da necesssidade”

Presidente afirmou que equipes filtraram o óleo do único transformador de energia que o estado tem à disposição para colocá-lo em funcionamento

Willian Matos

07/11/2020 10h18

O presidente Jair Bolsonaro veio a público na noite de sexta-feira (6) para falar sobre as ações que vem sendo realizadas em socorro ao Amapá, que sofre sem energia elétrica desde a última terça (3). 13 dos 16 municípios ficaram sem energia. Bolsonaro disse que, ainda na noite de sexta, equipes fariam a filtragem do óleo contaminado que refrigera um dos três transformadores da Isolux, empresa privada responsável pela energia elétrica do estado.

Com o transformador em funcionamento, Bolsonaro prevê que “em torno de 60% da necessidade do estado” seria atendida “até às 24 horas” de sexta-feira.

“Nossa equipe está fazendo a filtragem do óleo contaminado que refrigera o terceiro transformador. Aproximadamente 46 mil litros, que será concluído ainda hoje [sexta]. “[Com] o óleo estando em condições após o teste, o transformador será posto em funcionamento que entrará em operação paulatinamente. Desta forma, em torno de 60% da necessidade do estado deverá ser atendida até as 24 horas de hoje [sexta].”

Bolsonaro explicou a situação dos três transformadores do estado. “Um está em manutenção desde dezembro de 2019; o outro ficou destruído após pegar fogo; e o terceiro carecia de manutenção básica para voltar a funcionar”, disse. O presidente afirmou também que, “desde o primeiro momento”, o Exército Brasileiro e a Marinha foram acionados e restabeleceram a energia em pontos estratégicos com geradores próprios.

Antes de encerrar, o chefe do Executivo disse também que o abastecimento de água no estado está normalizado e que hospitais já têm energia.

Também no fim da noite de sexta (6), a Defesa Civil e o Ministério de Minas e Energia enviaram geradores de emergência ao estado. “As Forças Armadas transportaram 51 toneladas de materiais que serão utilizados emergencialmente para restabelecer o fornecimento de energia elétrica no estado”, afirmou o Ministério da Defesa.

Cenário ainda é caótico

Com as medidas, parte dos bairros de Macapá e de Santana, região metropolitana da capital, voltaram a ter energia. O fornecimento, no entanto, ainda oscila: alguns moradores de Santana e do Conjunto Macapaba dizem que a luz voltou mas já foi novamente suspensa. Ainda não há um bairro contando com energia em todos os setores.

Grande parte da população amapaense, de acordo com comentários em redes sociais, ainda sofre sem energia.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado