Menu
Política & Poder

Bolsonaro “não tem chip de moderação”, afirma Dilma

De acordo com Dilma, o apoio de Bolsonaro é proveniente da “mídia, das Forças Armadas, do mercado e de setores políticos”

Aline Rocha

18/09/2019 16h29

Aline Rocha
[email protected]

A ex-presidente Dilma Rousseff fez diversas críticas ao atual presidente Jair Bolsonaro durante conferência na Universidade Sorbonne, em Paris. Ela afirma que a postura dele é neofascista e neoliberal e disse que o apoio dele é proveniente da “mídia, das Forças Armadas, do mercado e de setores políticos”.

A ex-presidente afirma que Bolsonaro “não tem chip de moderação”, razão dos ataques a pessoas como Brigitte Macron, primeira-dama francesa, e Michelle Bachelet, ex-presidente do Chile.

“Quando o neofascismo se junta com o neoliberalismo, é fundamental que o aspecto democrático seja ressaltado porque é ele que cria a contradição. Porque eles [apoiadores de Bolsonaro] passam a ter incômodo com o fato de ele ser tosco, com o fato de ele ser misógino”, disse Dilma. “Ele é neo porque ele não é nacionalista, ele bate continência para os Estados Unidos”, explicou Dilma.

“O golpe de 2016, a prisão do Lula e a destruição dos partidos de centro e de direita. Tudo isso com o apoio da mídia, das Forças Armadas, do mercado e de setores políticos, que achavam que seria possível controlá-lo”, afirmou.

“Todos os brasileiros e brasileiras são bem-vindos na Sorbonne, devido aos laços estreitos entre a França e o Brasil. Mas eu estou particularmente emocionado de acolher a mais ilustre cidadã deste país”, disse historiador e decano da Sorbonne Alain Tallon.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado