Menu
Política & Poder

Bolsonaro indica que medicamentos “fora da bula” é algo consagrado na medicina

Presidente segue exaltando o uso da hidroxicloroquina no combate ao coronavírus, mesmo com o remédio não tendo eficácia comprovada

Redação Jornal de Brasília

20/07/2020 12h20

O presidente Jair Bolsonaro segue defendendo o uso da hidroxicloroquina no combate ao coronavírus, mesmo com o remédio não tendo eficácia comprovada. Nesta segunda-feira (20), Bolsonaro disse que usar medicamentos “fora da bula” é algo consagrado na medicina.

“É importante lembrar que o uso off label (fora da bula) de medicamentos é consagrado na medicina, desde que haja clara concordância do paciente, e que, sem a prática do off label, diversas doenças ainda estariam sem tratamento”, afirmou, no Twitter.

No texto, publicado ontem, a AMB trata especificamente sobre a hidroxicloroquina e reforça que “não existem estudos seguros, robustos e definitivos sobre a questão”, em referência ao tratamento do novo coronavírus. A entidade também critica o uso político do medicamento, que, na visão da AMB, “deixará um legado sombrio para a medicina brasileira”.

Infectado

Diagnosticado com o novo coronavírus há duas semanas, Bolsonaro está se medicando com hidroxicloroquina e azitromicina. O presidente alega sentir melhora no quadro de saúde. No entanto, o segundo teste, feito na última terça (14), deu novamente resultado positivo para a doença.

No domingo (19), Bolsonaro protagonizou uma cena de exaltação à hidroxicloroquina. A apoiadores que estavam nos arredores do Palácio da Alvorada, o presidente ergueu uma caixa do medicamento, e os manifestantes aplaudiram o ato. Veja:

 

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado