Menu
Política & Poder

Bolsonaro diz que vídeo das hienas foi “um erro” e pede desculpas

Vídeo dava a entender que Bolsonaro era um leão acossado por STF, PT, PSOL e veículos de imprensa representados por hienas na imagem

Willian Matos

29/10/2019 11h20

Atualizada 30/10/2019 13h54

Da redação
[email protected]

O presidente Jair Bolsonaro confessou que a publicação do vídeo do leão e das hienas foi “um erro”. Em entrevista coletiva concedida nesta terça-feira (29) em Riade, capital da Arábia Saudita, o chefe do Executivo brasileiro pediu desculpas pela postagem realizada no Twitter na última segunda (28).

Me desculpo publicamente ao STF, a quem por ventura ficou ofendido. Foi uma injustiça, sim, corrigimos e vamos publicar uma matéria que leva para esse lado das desculpas. Erramos e haverá retratação”, afirmou Bolsonaro, segundo quem “ninguém (da sua equipe) percebeu com atenção que tinham alguns símbolos que apareciam por frações de segundos”.

O post

Em publicação em uma rede social, o presidente Jair Bolsonaro (PSL) se comparou a um leão acossado por hienas em meio às vitórias da esquerda e manifestações em países da América Latina.

Entre as hienas exibidas no vídeo compartilhado pelo presidente aparecem o STF (Supremo Tribunal Federal), o PSL, partidos de esquerda como PT e PSOL, a CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil) e veículos de imprensa.

O vídeo termina com a chegada de um outro leão chamado de “conservador patriota” e com um apelo: “Vamos apoiar o nosso presidente até o fim e não atacá-lo”.

“Já tem a oposição pra fazer isso!”, diz o letreiro.

A publicação causou mal-estar entre ministros do Supremo. Nos bastidores, alguns ministros classificaram a publicação como infantil e, com ironia, disseram que o governo precisa chegar à vida adulta.

No Supremo e no Congresso, a avaliação é a de que, mesmo que tenha sido Carlos o autor da postagem, o presidente precisa pôr um freio no filho.
Também houve resposta dentro do partido de Bolsonaro, o PSL, que está rachado entre congressistas que apoiam o presidente e outros que o veem com ressalvas.

No Twitter, a deputada Joice Hasselmann (PSL-SP), ex-líder do governo no Congresso, reagiu ao vídeo afirmando que “Deus limitou só a inteligência”. “A burrice é ilimitada.”

“Quando um político (ou uma família de políticos) posta um vídeo comparando o PSL -maior partido da base e que mais ajudou o governo- a uma hiena, significa dizer que ele está dispensando os votos e ajuda do partido?”, escreveu ela.

QUEM SÃO AS HIENAS NO VÍDEO

SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL

Bolsonaro já criticou a corte em junho, quando disse que o STF “cometeu um equívoco” ao decidir pela criminalização da homofobia e “legislava” no lugar do Congresso. Além disso, se manifestou favorável à prisão de condenados logo após a 2ª instância, tema que a corte analisa e deve proibir

IMPRENSA

Alvo constante de ataques do presidente desde o início do mandato. No caso mais recente, Bolsonaro afirmou que a Folha desceu “às profundezas do esgoto” após publicação de reportagem sobre suspeita de caixa dois em campanha. Em setembro, declarou que “parte da grande imprensa” é inimiga dele

PSL

Bolsonaro deflagrou uma guerra interna em seu próprio partido ao dizer que o presidente da sigla, Luciano Bivar, está “queimado pra caramba”. Ele atuou para emplacar seu filho Eduardo como líder do partido na Câmara e ameaça deixar o PSL

 

Com Agências

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado