Menu
Política & Poder

Bolsonaro cancela ida de ministro à posse de Fernández na Argentina

De acordo com o Clarín, Bolsonaro teria se incomodado com a presença de dois políticos de esquerda na delegação liderada pelo presidente da Câmara, Rodrigo Maia

Redação Jornal de Brasília

09/12/2019 11h34

Jair Bolsonaro cancelou a ida do ministro da Cidadania, Osmar Terra, à posse do presidente eleito da Argentina, Alberto Fernández, disseram fontes diplomáticas ao jornal argentino Clarín. O evento será realizado na terça-feira, 10.

No início de novembro, Bolsonaro afirmou que não iria à posse de Fernández e que havia torcido pela reeleição de Mauricio Macri. “Olha a Argentina na situação complicada em que se encontra. Nosso irmão do sul. Peço a Deus que dê tudo certo lá. Torci pelo outro, né. Já que (Fernández) ganhou vamos em frente. Não tem qualquer retaliação da minha parte“, afirmou ele na ocasião.

Terra se encontraria com Macri e Fernández, além de participar de reuniões com empresários locais e Daniel Scioli, designado embaixador da Argentina no Brasil, em razão das tensões entre os dois países.

De acordo com o Clarín, Bolsonaro teria se incomodado com a presença de dois políticos de esquerda na delegação liderada pelo presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, enviada à Argentina.

O grupo é integrado por Aguinaldo Ribeiro (PP-PB), Paulo Pimenta (PT-RS), Baleia Rossi (MDB-SP), Elmar Nascimento (DEM-BA), Orlando Silva (PCdoB-SP), Sérgio França Danese, embaixador do Brasil na Argentina, e Marcelo Dantas, assessor de Relações Internacionais de Maia.

A presença de Maia pode ter sido uma tentativa de colocar panos quentes na tumultuada relação entre Bolsonaro e Fernández, mas a decisão de não enviar um representante à posse do argentino eleva a tensão entre os países.

Os dois líderes não têm apenas diferenças ideológicas. O governo brasileiro já disse que pretende acelerar a abertura comercial do Mercosul, uma iniciativa que encontra objeções em Buenos Aires

Estadão Conteúdo

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado