Menu
Política & Poder

Bolsonaro afirma que escolas precisam de “hierarquia e disciplina”: “É quase como um quartel”

Para o presidente, algumas instituições do país formam militantes políticos

Redação Jornal de Brasília

14/08/2020 11h38

Em cerimônia de inauguração de uma escola cívico-militar no Rio de Janeiro, o presidente Jair Bolsonaro falou, nesta sexta-feira (14), que escolas precisam de “hierarquia e disciplina” para não fazer do aluno “apenas um militante político”.

“O Brasil estava na contramão da Educação, e isso se comprovava com o Pisa [Programa Internacional de Avaliação de Estudantes], que acontece de 3 em 3 anos. Hoje nós somos sempre o antepenúltimo, penúltimo ou último lugar entre esses 70 países”, disse Bolsonaro. “Isso não se muda de uma hora pra outra.”

Para mudar este cenário, o presidente afirmou que é preciso “hierarquia e disciplina”, tal qual em um quartel militar. “Onde tem que começar a mudar? Nas escolas, onde temos ótimos professores, mas temos que dar meios para cumprir o seu trabalho. É quase como um quartel, se não tiver hierarquia e disciplina ele não cumpre com sua missão.”

Na visão de Bolsonaro, o aluno formado em escola com “hierarquia e disciplina” será “um bom profissional”. “Vai ser um bom empregado, um bom patrão, um bom liberal, e não apenas, como acontece em parte do Brasil ainda, apenas um militante político”, continuou.

Participaram da cerimônia de inauguração os ministros da Educação, Milton Ribeiro, do Meio Ambiente, Ricardo Salles, e o vereador Carlos Bolsonaro (PSC-RJ).

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado