Menu
Política & Poder

Barroso vê ‘ataque criminoso’ às comunicações de Moro e Deltan

Desde 9 de junho estão sendo divulgados pelo site The Intercept diálogos atribuídos a Moro, a Deltan e seus colegas da força-tarefa da Lava Jato

Redação Jornal de Brasília

28/06/2019 18h25

O ministro Luís Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal (STF), disse nesta sexta-feira, 28, que “não tem nenhuma dúvida” de que houve um “ataque criminoso” às comunicações do ex-juiz da Operação Lava Jato Sergio Moro e ao coordenador da força-tarefa do Ministério Público Federal no Paraná, Deltan Dallagnol.

“Certamente ocorreu ataque criminoso”, disse o ministro. “Certamente, não tem nenhuma dúvida.”

Desde 9 de junho estão sendo divulgados pelo site The Intercept diálogos atribuídos a Moro, a Deltan e seus colegas da força-tarefa da Lava Jato. O site afirma que recebeu o material de “fonte anônima”.

As mensagens indicam suposto “ajuste” entre magistrado e Procuradoria no âmbito da execução de fases da Lava Jato.

O teor das supostas conversas entre Moro e Deltan abriu caminho para a defesa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva ir ao Supremo com pedido de suspeição do ex-juiz. Nesta semana, a Corte, por 3 votos a 2, manteve o petista na prisão da Lava Jato – Lula cumpre pena na ação do triplex do Guarujá desde abril de 2018.

Nesta quinta-feira, 27, o corregedor nacional do Ministério Público, Orlando Rochadel Moreira, decretou o arquivamento de representação disciplinar contra Deltan.

O corregedor destruiu a tese de “conluio” entre magistrado e procurador e anotou que não há nada de ilícito nas conversas. Ressaltou que os diálogos são “prova estéril”.

Nesta sexta-feira, indagado se o conteúdo dos diálogos atribuídos a Moro e a Deltan não deve ser levado em conta, o ministro Barroso disse. “Estou no momento prévio do ataque criminoso. Eu sou juiz, juiz fala ao final da apuração, não no início.”

Estadão Conteúdo.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado