Menu
Política & Poder

Ato pró-Lula e grupo Vem Pra Rua podem se enfrentar em frente ao STF

Arquivo Geral

23/01/2018 17h12

Wilson Dias/Agência Brasil

Francisco Dutra
[email protected]

Na véspera do julgamento do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva em Porto Alegre, os movimentos antagônicos do Partido dos Trabalhadores (PT) e do grupo Vem Pra Rua mobilizam atos políticos simultâneos em frente ao Superior Tribunal Federal (STF), na noite desta terça (23). Enquanto a sigla defende a absolvição do principal líder petista no Tribunal Regional Federal da 4ª Região, a organização popular clama pela condenação do pré-candidato à Presidência.

Segundo a Secretaria de Segurança Pública, a movimentação dos dois grupos está sendo monitorada, justamente para que sejam evitados conflitos. De acordo com o subsecretário de Operações Integradas, coronel Leonardo Sant’Anna, apenas o PT havia comunicado oficialmente o ato. Por isso, os manifestantes do Vem Pra Rua serão, inicialmente, convidados a deixar o local. Caso seja necessário, Sant’Anna afirma que o grupo será direcionado para outro ponto.

“Não avisamos, porque acreditamos que não haverá problemas. Não tem carro de som. Não estamos organizando uma manifestação, será um ato político. E o Vem Pra Rua faz sempre esse tipo de ação em frente ao STF. Não esperamos muitas pessoas e a polícia estará presente”, justifica coordenadora do Vem Pra Rua no Distrito Federal, Juliana Dias. Do ponto de vista da manifestante, a denúnica contra Lula é sólida e a participação popular será determinante para a sentença de quarta-feira.

Por outro lado, o deputado distrital Chico Vigilante (PT) espera que a Secretaria de Segurança siga o protocolo. “Nós avisamos a secretaria. E esperamos que não permitam a presença desses provocadores”, declara o parlamentar. O distrital enfatiza que a sentença em 1ª instância contra Lula não tem elementos jurídicos. “Os autos provam por A mais B que não existem provas. O juiz Sérgio Moro fez um julgamento político”, dispara.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado