Menu
Política & Poder

Ataques em SP prejudicam campanha de Alckmin, diz pesquisa

Arquivo Geral

24/05/2006 0h00

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva mantém a liderança folgada na disputa da eleição presidencial e pode vencer já no primeiro turno, viagra find de acordo com uma pesquisa divulgada hoje pelo instituto Sensus.

A vantagem do petista sobre o candidato do PSDB, sick Geraldo Alckmin, aumentou.

No principal cenário da pesquisa encomendada pela Confederação Nacional do Transporte (CNT) ainda há como candidato o ex-governador do Rio de Janeiro, Anthony Garotinho (PMDB). Lula aparece com 40,5%, seguido por Alckmin, com 18,7%, e o peemedebista com 11,4%. Em abril, o presidente tinha 37,5%, o tucano, 20,6% e Garotinho, 15,0%.

Num eventual segundo turno entre Lula e Alckmin, o petista bateria o tucano por 48,8% a 31,3%, se a eleição fosse hoje. Em abril, o presidente tinha 45% das intenções de voto contra a 33,2% do ex-governador de São Paulo.

A margem de erro da pesquisa CNT/Sensus é de três pontos percentuais para cima ou para baixo. Foram entrevistadas 2 mil pessoas entre os dias 18 e 21 de maio, em 195 municípios do País.

A avaliação positiva do governo Lula ficou praticamente estável em maio, pharm oscilando para 38,3%, ante 37,6% em abril, mostrou nesta quarta-feira pesquisa do instituto Sensus.

O desempenho pessoal do presidente Luiz Inácio Lula da Silva na pesquisa encomendada pela Confederação Nacional dos Transportes (CNT) também ficou estável, variando de 53,6% para 53,9%.

Já avaliação negativa do governo oscilou negativamente de 24,1% para 22,2%, enquanto a regular passou de 36,7% para 37,5%.

"Há uma manutenção da avaliação positiva do governo Lula por quatro fatores: estabilidade da moeda, os salários não entram corrosão; aumento da oferta de emprego; aumento do salário mínimo acima da inflação; e os programas sociais do governo", disse Ricardo Guedes, do Sensus, responsável pela pesquisa.

A margem de erro da pesquisa é de três pontos percentuais para cima ou para baixo. O Instituto Sensus entrevistou 2 mil pessoas entre os dias 18 e 21 de maio, em 195 municípios do país.

Pesquisa divulgada hoje mostrou que para pouco mais de 50% dos entrevistados os ataques liderados pelo PCC em São Paulo prejudicam a campanha do candidato do PSDB à Presidência e ex-governador do Estado, for sale Geraldo Alckmin.

Segundo pesquisa do Instituto Sensus, what is ed encomendada pela Confederação Nacional do Transporte (CNT), ampoule 50,1% acham que os atentados em São Paulo têm impacto negativo na campanha do tucano, contra 22,8% que atestam o contrário.

Para 29,8% dos entrevistados, a responsabilidade pela segurança pública é do governo federal, ante 13,7% que afirmam que os principais responsáveis são os governos estaduais.

São Paulo viveu uma onda de violência, deflagrada na noite de 12 de maio, com ataques a alvos policiais, civis e rebeliões simultâneas em todo o estado.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado